Na manhã deste domingo (12), aconteceu a 12ª edição do Novembro Azul O Jogo/Colorado, uma campanha de prevenção e conscientização do câncer de próstata. O evento ocorreu no Estádio Municipal Victorio Scuro, o campo do Colorado, em Americana.
Organizado pelo jornalista Zaramelo Júnior ao lado do médico Rogério Panhoca, a iniciativa busca elucidar a importância dos exames e da prevenção contra a doença, que ainda é um tabu entre os homens.
A campanha em Americana surgiu depois de o jornalista ser curado do câncer de próstata que foi vítima. “O que eu passei é inspiração para eu realizar isso aqui. Não foi um problema, foi uma luz que o homem lá de cima me deu para que eu pudesse fazer alguma coisa em prol dos outros”, disse Zara, como é chamado carinhosamente.
De acordo com o médico otorrino, Rogério Panhoca, se não houver a procura ativa, a pessoa pode diagnosticar tarde demais. “Eu costumo dizer que o homem só vai ao médico quando a força de trabalho dele está comprometida, e isso para o câncer de próstata pode ser fatal, pois esse câncer cresce e não aparecem sintomas em suas fases iniciais.”, explicou Panhoca.
Esse ano os moldes do evento mudaram e novas iniciativas esportivas foram realizadas. Hugo Farias, morador de Americana que completou 366 maratonas em 366 dias, foi o embaixador da edição e liderou uma corrida, com aproximadamente mais 150 pessoas, que fizeram 5km do Bike Hotel, no Parque Universitário, até a Arena Colorado, onde aconteceu o restante das ativações e o tradicional jogo de futebol.
“Fiquei muito honrado com o convite. A principal maratona é a maratona da vida, por isso conscientize-se, não tenha medo e receio, quebre esse tabu, faça o exame porque vai ser bom para sua vida”, alertou Hugo.
Próximo a Arena Colorado, a corrida ganhou a presença de crianças que integram o projeto Pernas da Alegria, que estiveram em seus triciclos e acompanhado de seus pais.
Os presentes no evento ainda puderam trocar 2 kg de sabão em pó por uma camiseta que estampava a principal mensagem de conscientização da campanha.
Diversas autoridades municipais estiverem presentes, como o presidente da Câmara, Thiago Brochi, o vereador Thiago Martins, o secretário de esportes Márcio Leal e o prefeito de Americana, Chico Sardelli, que acompanhado de seu vice Odir Demarchi, valorizou mais um ano da iniciativa. “É um exemplo ímpar de cooperativismo, de coleguismo, de amizade, de carinho e de amor. Agora a população também precisa se conscientizar sobre isso”, disse Sardelli.
Em um domingo de muito sol e calor, o jogo de futebol aconteceu e contou com a presença de grandes figuras do meio esportivo. Estiveram presentes ex-jogadores como, Fumagalli, Macedo, Pavão, Zé Teodoro, César Xavier, além do jornalista Osvaldo Luís e a grande atração foi o tetracampeão mundial em 1994, Muller.
“Não tem que ter só esse (evento de conscientização). Tem que ter vários em todo o estado de São Paulo porque nosso estado é muito rico e muito grande. Nós homens temos preconceito em fazer o exame de prevenção, mas é importante todos nós fazermos”, falou o ex-atacante do São Paulo e do Palmeiras.
Em campo, a partida terminou 1 a 1, gols marcados por Betão e Fumagalli, mas com certeza o gol de placa foi levar a mensagem para que os homens possam cuidar mais e melhor da sua saúde.