O 19ª Salão Internacional do Humor em Americana abre suas portas para visitação do público a partir deste sábado (19), das 9h às 17h, no saguão da Câmara Municipal de Americana. A entrada é gratuita.
A edição 2018 do salão, realizado por Geraldo Basanella, irá contar com 240 trabalhos em exibição no saguão da Câmara Municipal de Americana. No total, foram inscritos mais de 1200 trabalhos de artistas independentes e de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Americana e região.
Além das obras do s autores locais, o Salão do Humor de Americana contará com trabalhos selecionados do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e do Salão Universitário Latino-Americano da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).
A tradicional mostra chega à sua 19ª edição reunindo centenas de obras de humor em nove modalidades (charge, cartum, caricatura, história em quadrinhos, tirinhas, pequenos contos de humor e poemas jocosos, caricatura em escultura, mangá humor e grafite humor), com premiações para os melhores trabalhos de autores das cidades da região que variam entre R$ 50 e R$ 200.
Será o segundo ano que o Poder Legislativo sediará o salão, oferecendo a estrutura e o apoio operacional. “Após o sucesso da edição do ano passado, estamos novamente convidando a população para vir à Câmara prestigiar o salão. Estamos cedendo o espaço e o apoio, não haverá gasto de dinheiro público.
Vai ser mais uma grande oportunidade para os artistas e estudantes da cidade e da região expressarem sua criatividade através da veia artística que possui o salão do humor”, avaliou o presidente da Câmara, vereador Dr. Alfredo Ondas (MDB).
A cerimônia oficial de abertura do salão acontece nesta sexta-feira (18), a partir das 19h, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, em solenidade direcionada aos estudantes que tiveram suas obras selecionadas para exposição, artistas convidados e autoridades.
Tema: “Minha discreta porção idiossincrática”
A sugestão de tema do salão para o ano de 2018 é “Minha Discreta Porção Idiossincrática”, que trata da diversidade. De acordo com o organizador da mostra, Geraldo Basanella, o debate sobre a questão é um dos mais importantes da sociedade atualmente. “Estamos diante do desafio da aceitação da diversidade e da necessária tolerância diante das atitudes comportamentais próprias e difusas com que cada ser foi idiossincraticamente dotado em sua caminhada terrestre”, aponta.
O salão funcionará de 19 a 27 de maio, das 8h às 22h (segunda a sexta) e das 9h às 17h (sábado e domingo), no saguão da Câmara Municipal de Americana. A entrada é gratuita.