Americana tem 170 casos confirmados de dengue em 2020. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, nesta terça-feira (31). Diante dos números, a equipe do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) alerta a população sobre a necessidade da prevenção diária, eliminando criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.
De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Antonio Jorge da Silva Gomes, a equipe do PMCD e a empresa Simeprag, contratada para auxiliar nos trabalhos de controle do transmissor da dengue, chikungunya e zikavírus, continuam realizando o trabalho casa a casa diariamente. Na abordagem, os agentes orientam os moradores sobre o controle e eliminação de criadouros do mosquito e também sobre sintomas e o isolamento necessário em razão da pandemia do Covid–19.
“A colaboração da população é de total importância para a eliminação dos criadouros, tendo em vista que, historicamente, o mês de abril é o mês de maior incidência de casos positivos de dengue”, ressaltou Jorge. “Aproveitem a quarentena e limpem os quintais, as caixas d’água, as calhas, ralos e cuidem dos vasos de plantas”, completou o coordenador.
A equipe terceirizada realiza atualmente trabalhos nos bairros do pós-Anhanguera (Antônio Zanaga, Jardim Brasil, Vale das Nogueiras, Praia dos Namorados e região da Praia Azul).