Americana vacinou 1.623 pessoas contra a gripe no primeiro dia da liberação para todos os públicos, deixando de ser restrita aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. No total, o município está com 18 pontos de vacinação funcionando nas Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Simone Maciel, ressalta que é importante levar a caderneta de vacinação. “Reforçamos a importância de manter todas as vacinas em dia, por isso, levem a caderneta de vacinação e atualizem aquelas vacinas faltantes, além da imunização contra a influenza, extremamente necessária especialmente nessa época do ano”, afirmou.
De acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira (2), Americana já vacinou 71.873 pessoas desde o dia 23 de março, quando teve início a campanha de vacinação, que foi prorrogada e segue até o dia 24 de julho para todas as faixas etárias.
Vacina
A vacina oferece proteção contra os vírus da influenza A (H1 N1) e Influenza A (H3 N2) e Influenza B. Segundo o Ministério da Saúde, mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19.