Secretaria de Estado do Meio Ambiente entra nas ações pela despoluição da Represa do Salto Grande

O secretário municipal de Meio Ambiente, Odair Dias, se reuniu nesta terça-feira (5) com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Maurício Brusandin, que declarou apoio às ações pela despoluição da Represa do Salto Grande. A reunião foi intermediada pelo deputado estadual Chico Sardelli.

“Conseguimos mais um forte aliado nesta batalha pela despoluição da represa. Com esse apoio declarado da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, nos próximos dias, voltaremos ao Ministério Público para solicitar uma reunião que envolva todos os órgãos que tenham caráter ambiental, além dos responsáveis pelas cidades envolvidas com a nossa represa para que, enfim, possamos dar início às ações conjuntas”, explicou Odair.

Segundo o secretário municipal, a próxima reunião deve envolver representantes do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica); Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí); Ministério Público; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos municípios. “Americana sozinha não tem condições de resolver esse problema da represa, mas com o envolvimento, com a cobrança do Governo do Estado e do Governo Federal para as ações conjuntas, sob pena de determinadas sanções àqueles que não cumprirem, essas medidas realmente devem funcionar”, ressaltou Odair.

O deputado Chico Sardelli também falou sobre a importância da participação da secretaria estadual. “Mais uma vez tratamos de um tema muito importante, que é a Represa do Salto Grande. O secretário nos atendeu muito bem, entendeu a situação e o Estado, a partir de agora, entra junto com a gente. O papel do deputado é justamente estreitar a distância entre o Estado e os municípios. É isso que temos feito buscando soluções importantes para Americana”, avaliou Chico Sardelli.

A busca de apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas com o objetivo de solucionar o problema da poluição da represa. Antes disso, outras reuniões foram realizadas com representantes do PCJ e também em Brasília, na Agência Nacional das Águas e no Ministério do Meio Ambiente.

Rolar para cima