O Rosa do Bem realiza, durante o mês de outubro, a 10ª edição da campanha Rosa do Bem – Por Amor à Vida. Em razão da pandemia do novo coronavírus, esta edição precisou ser reformulada, surgindo um novo e impactante modelo que contará com diversas atividades, incluindo a realização gratuita de 500 exames de mamografia, carreata, arrecadação de alimentos e muitas ações de conscientização.
De acordo com a presidente do Rosa do Bem, Maria Fernanda Grecco Meneghel, a parceria com o Hospital de Amor de Barretos está mantida para a realização dos exames complementares e tratamento completo das mulheres que forem diagnosticadas com câncer de mama por meio da campanha. “Para a realização das mamografias gratuitas, firmamos parcerias com clínicas particulares do nosso município. Na ocorrência de qualquer apontamento, vamos contar como sempre com todo o suporte do Hospital de Amor”, explicou. Essa parceria com clínicas já aconteceu nos primeiros anos da campanha e se repete agora com a participação da Radiologia Sidney; Artmed; Clínica Rossetti e Digimax Medicina Diagnóstica – Unidade São Francisco.
O cadastro das mulheres para realização da mamografia será feito por meio do site www.rosadobem.com.br, a partir do dia 3 de outubro. Após o cadastro ser aprovado, caso a solicitante se enquadre nos critérios estabelecidos, vai receber uma mensagem para fazer o agendamento presencial e entrega dos documentos. A campanha segue voltada exclusivamente para mulheres de 40 a 69 anos, residentes em Americana e que não possuem convênio médico. “Pedimos que, principalmente as mulheres que nunca fizeram mamografia ou que estão há muitos anos sem fazer, aproveitem essa oportunidade”, comentou Fernanda.
Além dos exames, a campanha deste ano vai contar com a tradicional iluminação rosa da Avenida Brasil, a partir desta quinta-feira (1º), totalmente custeada pelo Rosa do Bem; orientações sobre qualidade de vida e hábitos saudáveis, que serão realizadas por meio de faixas espalhadas pela cidade e pelas redes sociais do Rosa do Bem (www.facebook.com/rosadobem e Instagram @rosadobem.oficial); palestras virtuais de conscientização sobre o tema voltadas para empresas e instituições; entre outras ações.
Outra novidade desta edição será a realização de uma carreata, no dia 18 de outubro, com saída da Avenida Brasil. O trajeto ainda está sendo definido, assim como os detalhes desta ação, que vai acontecer atendendo todos os protocolos necessários em razão da pandemia.
“Será um momento muito lindo e especial. Todos os veículos participantes receberão uma linda lembrança e juntos estaremos mais uma vez para agradecer as mulheres que estão curadas, darmos uma força para as que estão em tratamento e impactarmos para as que ainda precisam se cuidar ”, explicou Fernanda. “Neste momento em que o mundo está olhando muito mais para aquilo que é realmente necessário, vamos pedir para que todos usem a camiseta do Rosa do Bem de anos anteriores, tanto no dia da carreata como durante o mês todo de outubro”, completou a presidente do Rosa do Bem.
A Bolsa
Após nove edições realizando a troca de aproximadamente 48 mil camisetas por alimentos, a edição de 2020 será muito especial porque vai reunir várias ações em uma só. Para comemorar os 10 anos do Rosa do Bem, serão desenvolvidas quatro mil bolsas com tecido Liberty estampado pela Di Grecco. Cada uma das bolsas será trocada por dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar) e a arrecadação total será destinada pelo Rosa do Bem a entidades assistenciais de Americana.
A ação tem apoio do Instituto E, que tem grande relevância pelas causas que defende e trabalho que realiza de amor, valorização e cuidados com a natureza e do ser humano. “As bolsas serão confeccionadas por um lindo projeto de negócios social chamado ‘Tramando Juntas’, que é realizado pelo Lab Moda e tem por objetivo principal dignificar o trabalho da mulher boliviana, dessas imigrantes que estavam sendo oprimidas ou exploradas de alguma forma”, explicou a presidente do Rosa do Bem, Maria Fernanda Grecco Meneghel. “Vestiremos as camisetas que já temos e carregaremos, através da bolsa, a mensagem de prevenção e amor à vida o ano todo”, completou.
Os interessados em colaborar com essa ação devem comparecer em um dos pontos de troca, a partir do dia 6 de outubro (terça-feira), levando dois quilos de alimentos não perecíveis para receber um vale-troca. Esse vale será trocado posteriormente pela bolsa, que terá estampas variadas. “Além da bolsa carregar uma mensagem muito forte de amor, de vida, de cuidado com a saúde, unindo tantas forças pelo bem-estar, vai proporcionar essa ajuda fundamental às entidades de Americana com os alimentos arrecadados”, ressaltou Fernanda.
História
Desde 2011, o Rosa do Bem promove gratuitamente exames de mamografia e diversas atividades voltadas à conscientização sobre hábitos saudáveis, qualidade de vida e prevenção ao câncer de mama. Nos primeiros anos, a ação foi feita em parceria com clínicas particulares e, posteriormente, por meio da carreta do Hospital de Amor. No total, 6.320 mamografias já foram feitas, além de 600 exames de Papanicolau.
Além da campanha no mês de outubro, o Rosa do Bem realiza o acompanhamento das mulheres diagnosticadas com câncer de mama com ações durante o ano todo. Atualmente, o grupo conta com 39 mulheres.