Cerca de 300 profissionais da Saúde de Sumaré, divididos em quatro turmas, participam do treinamento “RCP – Reanimação Cardiopulmonar Infantil e Adulto”, ministrado no CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade). O objetivo é a atualização profissional das equipes que atuam nos atendimentos às urgências e emergências.
Participam profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Macarenko e também dos PAs (Pronto Atendimentos) municipais. Nesta segunda-feira, dia 18, o médico Heleson de Castro falou sobre os protocolos mundiais preconizados pela Associação Americana, referência em diretrizes na área.
“A gente sabe que a PCR (parada cardiorrespiratória) acomete muitas pessoas no mundo, e em Sumaré não é diferente. Por isso, estar bem treinado, saber exatamente o que fazer nesses casos, de forma rápida, melhora as chances de sobrevida do paciente e pode salvar vidas”, explicou o doutor Heleson. Além das apresentações teóricas, a capacitação também conta com “estações de treinamento práticas”, com a utilização de bonecos para a simulação da rotina de atendimento.
“Investir na capacitação dos colaboradores é essencial para garantirmos que os pacientes sejam bem acolhidos e recebam um atendimento de qualidade, principalmente em se tratando de urgências e emergências, quando os servidores têm de ser ágeis para garantir que o paciente sobreviva sem sequelas”, comentou o secretário municipal de Saúde, Rubens Gatti.