Americana inicia campanha de prevenção do câncer bucal

A Secretaria de Saúde de Americana, por meio do setor de Saúde Bucal, iniciou ontem  terça-feira (11) a campanha de prevenção ao câncer de boca. As ações vão acontecer nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Vila Mathiensen, Praia Azul, São Vito, Jardim Alvorada, Parque Gramado, Jardim Boer, Antônio Zanaga 2, Jardim Brasil, São Domingos, Parque das Nações, Parque da Liberdade, Jaguari, Mário Covas, Jardim São Paulo, Clínica modular do bairro Antônio Zanaga e no CEO ( Centro de especialidade Odontológica), no centro. O horário de atendimento é das 07h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30 e as avaliações não precisam ser agendadas, bastando que os moradores compareçam na unidade, munidos de um documento com foto, comprovante de endereço e o Cartão SUS.

A campanha terá a participação direta de 38 dentistas e 22 auxiliares, que irão realizar, além de orientações sobre a higiene bucal adequada, exame para detecção de ferida, caroço, sangramento, endurecimento, alteração de cor que acometem a boca, lábio, língua, céu da boca, gengiva, amígdalas e glândulas salivares, fatores suspeitos para a doença.

Caso os profissionais detectem alguma lesão suspeita, o paciente será encaminhado para uma segunda avaliação com o dentista buco-maxilo facial e, se houver necessidade, ele fará um pedido para a realização de biópsia.

Medidas preventivas

Uma das principais medidas para se evitar o câncer bucal é a visita regular ao dentista. Mas é possível se precaver com a autoavaliação. Para isso, basta permanecer em frente ao espelho e observar atentamente o interior da boca. Ao notar alguma ferida que persiste há mais de 15 dias, deve-se procurar o dentista imediatamente.

O câncer bucal ocorre com maior frequência em pessoas tabagistas ou que fazem uso constante de bebidas alcoólicas, bem como àquelas que se expõem excessivamente à radiação solar, além de estar associado à falta de higiene bucal.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2019 foram 6.605 mortes causadas pela doença, sendo 5.120 homens e 1.485 mulheres. A cura do câncer de boca pode chegar a 80% quando descoberto precocemente, mas infelizmente a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados. O Câncer de boca acomete aproximadamente 15 mil pessoas anualmente no Brasil. A doença é mais comum em homens com idade acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste.

Rolar para cima