Prefeito Chico Sardelli abre 1º Fórum de Mobilidade Urbana de Americana

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, abriu na tarde desta quarta-feira (12), os trabalhos do 1º Fórum de Mobilidade Urbana, realizado remotamente pelo Senac, com o apoio da Administração Municipal. “Estou muito feliz de participar de uma discussão muito importante como essa. Que essa parceria entre Senac e Prefeitura avance nesse projeto, que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento do município”, afirmou.

Logo em seguida, o secretário de Planejamento, Ângelo Sérgio Marton, cumprimentou os participantes e lembrou que a Prefeitura já elaborou os planos diretores de desenvolvimento integrado, de desenvolvimento físico-urbanístico, do pós-represa e do turismo. “A partir de agora, com essa parceria, vamos elaborar o Plano de Mobilidade Urbana que, por lei, tem que estar aprovado até abril de 2023, sob pena de Americana não poder acessar recurso federais”, avaliou.

Participaram do encontro virtual representantes do poder público e de entidades da sociedade civil. Durante os debates, eles foram confrontados com várias perguntas, como a maneira como cada um se locomove pela cidade, o que é mobilidade urbana, o que é um plano de mobilidade urbana e por que Americana precisa desse plano.

Basicamente, todos concordaram que mobilidade urbana é o direito de ir e vir, com segurança, acessibilidade, utilizando o menor tempo possível. Lembraram ainda que é necessário que haja uma integração dos meios de locomoção para facilitar o dia a dia dos cidadãos. Em outras palavras, democratizar o acesso à cidade. E o plano de mobilização contribuiria para criar diretrizes para que essa realidade se concretize, com políticas públicas de curto, médio e longo prazos, que contemplem não somente os meios de transporte, mas também o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Thiago Martins, ressaltou a importância e a qualidade das discussões propostas e colocou o Legislativo à disposição para o uso de sua estrutura física para a realização de audiências públicas e debates sobre o assunto.

Por fim, o secretário Marton agradeceu a contribuição de todos os participantes e se mostrou bastante otimista com a elaboração de um plano bem conduzido e elaborado tecnicamente. E se colocou à disposição para dar andamento aos trabalhos.

 

Rolar para cima