O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi (HM) recebeu na quarta-feira (19) uma palestra sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente, celebrado no dia 18 de maio, em que participaram as equipes da pediatria, serviço social e maternidade.
A palestra foi proferida pela técnica de referência em violência do município, Léa Amabile, e pelos conselheiros tutelares Rodrigo Miletta e Pedro Gatti. A técnica abordou a importância da notificação compulsória dos casos suspeitos ou confirmados de violências contra crianças e adolescentes e também apresentou os números referentes aos anos de 2020 e 2021.
Já os conselheiros tutelares explicaram a função do Conselho Tutelar, o protocolo municipal que institui o fluxograma de atendimento às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências.
De acordo com Léa Amabile, em 2020 o município notificou 31 ocorrências de violência sexual em pessoas de zero a 17 anos, sendo 21 do sexo feminino e 10 do sexo masculino. Em 2021 foram 27 casos notificados até a primeira quinzena de maio, sendo 23 indivíduos do sexo feminino e quatro do sexo masculino, na mesma faixa etária.