A Vigilância Epidemiológica de Americana recebeu nesta terça-feira, 1º de junho, mais um lote contendo 6.225 doses da vacina AstraZeneca. A nova remessa de vacinas é destinada à primeira dose para os portadores de comorbidade com 30 anos ou mais e portadores de deficiência permanente, cadastrados no BPC (Benefício de Prestação Continuada) com a mesma faixa etária.
O município prossegue com a vacinação contra a Covid-19, tanto para primeira quanto para a segunda dose, por meio de agendamento no site www.saudeamericana.com.br, sendo que as agendas encontram-se abertas.
Grupos atualmente contemplados:
Primeira dose: Portadores de comorbidade com 30 anos ou mais; portadores de deficiência permanente cadastrados no BPC (Benefício de Prestação Continuada) com a mesma faixa etária; idosos com 60 anos ou mais, transplantados que estejam fazendo uso de imunossupressor com 18 anos ou mais e portadores de Síndrome de Down, também com 18 anos ou mais.
Segunda dose: Idosos com 64 anos, idosos com 80 anos ou mais, profissionais de saúde, profissionais da Educação e idosos com 68 anos ou mais.
Os portadores de comorbidades (ver relação abaixo) precisam apresentar comprovação por meio de receita ou relatório médico no ato da vacinação. A Vigilância Epidemiológica esclarece que os portadores de hipertensão arterial não precisam mais comprovar o uso de até três medicamentos, bastando agora atestar o consumo de apenas um remédio para o controle da doença. Os moradores, independente de cada grupo e faixa etária, também devem apresentar comprovante de endereço, além de um documento com foto e CPF.
Relação das comorbidades atendidas:
Diabetes Mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente (HAR)
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
Insuficiência cardíaca (ICC)
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas no adulto
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos
Hemoglobinopatias graves
Obesidade mórbida
Cirrose hepática