Os profissionais da Secretaria de Educação de Americana passaram por capacitação, na semana passada, com foco na exploração sexual de crianças e adolescentes e práticas pedagógicas democráticas. Segundo o secretário da pasta, Vinicius Ghizini, esses debates são iniciativas da secretaria com o objetivo de atualizar a agenda dos educadores com temas importantes e atuais.
No dia 7 de junho, os profissionais do Ensino Fundamental assistiram a uma palestra com a escritora, pedagoga, mestre em Educação Sexual pela Unesp, Carolina Arcari. O evento fez parte do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Carolina Arcari é pesquisadora na área de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes e escritora do best seller “Pipo e Fifi: ensinando proteção contra violência sexual”.
“Quanto à questão da exploração sexual, nesse momento de pandemia os educadores estão com atenção redobrada porque muitas vezes eles conseguem identificar esses casos e dar o encaminhamento adequado”, afirma Ghizini.
Já no dia 9 de junho, foi a vez dos profissionais de Educação Infantil, que participaram de uma live com a professora Daniela Mello sobre o tema “A documentação pedagógica na Educação Infantil, caminhos para uma prática pedagógica democrática”. A professora Daniela é pedagoga, psicopedagoga, especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio e neurociências aplicada à aprendizagem pela UFRJ-IPUB. Certificada pela Reggio Children e Centro Crescere na Toscana, desde 2015 divide seu tempo entre o Brasil e Itália pesquisando sobre estética e educação com olhar para documentação pedagógica e a cultura do ateliê.
“Neste quesito, visamos uma educação mais democrática, alinhada com a legislação e ao que temos de mais avançado no campo pedagógico”, conclui Ghizini