O Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) da Prefeitura de Americana, realizará o processo para a recomposição do colegiado com mandato para o biênio 2021/2023. A Resolução CMAS 205, de 14 de junho, define os critérios para a indicação e eleição dos representantes da sociedade civil.
Os representantes das organizações de Assistência Social, de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e os próprios usuários dos serviços de assistência social deverão encaminhar a carta de apresentação do candidato à eleição até 20 de junho para o cmas@americana.sp.gov.br
Uma assembleia será realizada, por meio de reunião online em videoconferência através de plataforma digital gratuita, para a eleição dos representantes no dia 23 de junho, às 14h.
Serão eleitos três representantes dos cidadãos ou de organizações de cidadãos da assistência social e seus suplentes; três representantes de organizações da sociedade civil vinculadas ao SUAS com inscrição no CMAS e seus suplentes, e três representantes de organizações de trabalhadores do setor da assistência social, exceto trabalhadores investidos de cargos de chefia, direção ou coordenação, seja no âmbito da gestão das unidades públicas estatais ou das organizações da sociedade civil vinculados ao SUAS e seus suplentes.
Cada organização da Sociedade Civil participante no processo de escolha indicará um de seus membros para atuar como seu representante, além de seu candidato inscrito, totalizando dois votantes por entidade. Os representantes das entidades e seus candidatos presentes terão direito a voz e voto, e elegerão seus representantes no CMAS entre os candidatos inscritos.
Os candidatos dos cidadãos e ou de organizações de cidadãos presentes terão direito a voz e voto, e elegerão seus representantes no CMAS entre os candidatos inscritos.
Os candidatos das organizações de trabalhadores da Política de Assistência Social presentes terão direito a voz e voto, e elegerão seus representantes no CMAS entre os candidatos inscritos.
Serão eleitos três representantes de cidadãos ou de organizações de cidadãos, três representantes de organizações da Sociedade Civil vinculadas ao SUAS com inscrição no CMAS e três representantes de organizações de trabalhadores da Política de Assistência Social mais votados como titulares e os seguintes mais votados serão suplentes.