Obras de desassoreamento da Lagoa Berinjela atinge 50% de execução

As obras de desassoreamento da Lagoa Berinjela, entre as regiões do Bosque dos Ipês e Residencial Tancredi, atingiram 50% de execução. Esta semana as obras avançaram com a conclusão da extensão da canalização do escoamento de água. Estão em andamento a construção de guarda-corpo (barreira de proteção) e aterro para o calçamento, segundo a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) da Prefeitura de Americana.

No local, já foram executados serviços de esgotamento da represa, caminho de acesso para as máquinas, retirada de barro, extensão da canalização para escoamento de água e retirada da camada mais fina de vegetação.

O secretário da Sosu, Adriano Alvarenga Camargo Neves, informou que a próxima etapa envolve as obras de aterro. “O aterro deverá ser finalizado até o final do mês para, posteriormente, iniciarmos a construção do passeio público”, adiantou.

Os trabalhos de desassoreamento, iniciados em 21 de junho, foram realizados após reunião entre o prefeito Chico Sardelli, moradores do Tancredi, Bosque dos Ipês, Associação de Moradores, promotoria, Sosu e Secretaria de Meio Ambiente, que fez o licenciamento para executar o serviço.

Máquinas e caminhão foram locados para executar os serviços. A área da lagoa é de 23 mil metros quadrados.

A obra é realizada por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre a prefeitura e o Ministério Público. A previsão é concluir a obra até o final do ano.

Rolar para cima