Estudantes da rede municipal de ensino de Americana participam, no dia 6 de novembro, da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ao todo, são 113 estudantes do 6º ao 9º ano da Emef Paulo Freire, Ciep Milton Santos, Emef Florestan Fernandes, Caic Professor Sylvino Chinelatto e Emef Jonas Correa de Arruda Filho.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional, criado em 2005 e dirigido às escolas públicas e privadas do País para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.
Os principais objetivos do evento é estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
“As olimpíadas científicas são fundamentais para que nossos alunos se desenvolvam. Por isso nossas unidades e a Secretaria de Educação dão todo apoio e suporte para que isso se torne uma prática para que tenhamos, não apenas alunos com resultados cada vez melhores, mas que essa curiosidade científica seja despertada em todos os nossos alunos da rede”, afirmou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.