Americana foi a vencedora nacional do prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, entre municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. A premiação foi organizada pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila, em cerimônia realizada em Brasília. O município também foi selecionado no pilar Eficiência Fiscal e Transparência com o projeto Americana Inteligente. O prefeito Chico Sardelli participou da premiação, ao lado do vice-prefeito Odir Demarchi.
“Estou muito feliz, é grande o desafio de administrar uma cidade mas nós fazemos o possível para dar as melhores condições de infraestrutura e de mobilidade para quem vive em nossa querida cidade de Americana”, disse o prefeito durante a cerimônia.
No retorno a Americana, nesta quarta-feira, eles foram recebidos pela equipe no Paço Municipal, e agradeceram a dedicação dos servidores. “Este é o resultado do trabalho de todos vocês, que nos ajudam no dia a dia a vencer obstáculos. Mais uma vez Americana foi reconhecida”, disse Chico.
A fala foi corroborada pelo vice-prefeito Odir Demarchi. “Foi uma emoção muito grande, existia uma expectativa e a gente sabe as dificuldades que vivemos para chegar até lá. Foi um momento maravilhoso e que tenho a oportunidade de compartilhar com vocês”, falou Odir.
Chico ainda lembrou o trabalho dos prefeitos que o antecederam. “Cada um fez um pouco. Esse prêmio é fruto de um resultado do passado que demos sequência e nos levam, hoje, a chegar onde chegamos.”
O pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana avaliou as condições ambientais urbanas e habitacionais, serviços coletivos urbanos, abastecimento de água, frota de veículos por habitante e deslocamento de casa para o trabalho em menos de uma hora.
Americana Inteligente
Também foram premiados os cinco projetos nacionais mais inovadores e, no pilar Eficiência Fiscal e Transparência, venceu o projeto Americana Inteligente, que promoveu uma transformação digital na cidade.
O Projeto Americana Inteligente é um sistema de tramitação digital de documentos, implantado pela Prefeitura de Americana em 2020 e que chegou à marca de 1,3 milhão de documentos oficiais emitidos eletronicamente, economizando cerca de 32 milhões de impressões que custariam cerca de R$ 3,2 milhões aos cofres públicos.
A premiação completa está disponível no link https://youtu.be/mAXWuNB0Ai8