A equipe do setor 192, de urgência e emergência, participou nesta quarta-feira (24) de uma simulação de resgate em incêndio com vítimas. A ação foi realizada na empresa Vicunha e contou com a participação do setor 192, Defesa Civil de Americana, Corpo de Bombeiros, Equipes do Plano de Auxílio Mútuo, forças de segurança pública e brigadistas.
Uma “área de local confinado com incêndio” foi usada como tema para a simulação, que contou com cinco voluntários no papel de vítimas, inconscientes, com queimaduras e com intoxicação por monóxido de carbono.
As equipes realizaram simulação de resgate, classificação e transporte das vítimas às unidades de pronto-atendimento do bairro Antônio Zanaga (PA Zanaga) e Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi (HM).
De acordo com o setor 192, o intuito da simulação é melhorar o conhecimento, por meio de novas atualizações nos protocolos de atendimento pré-hospitalar, mostrando de forma prática o atendimento real às vítimas, tendo como resultado um profissional com habilidades e competência para futuros atendimentos e melhor entrosamento e integração entre equipes do pré e intra-hospitalar, assim como as forças de segurança.
“Os treinamentos em simulados para a realização de triagem em acidentes com múltiplas vítimas é de extrema importância, pois é através desta atividade de triagem, que equipes se tornam preparadas e capacitadas para atender eventos que necessitem de um atendimento rápido e eficaz, tendo sempre como objetivo salvar o maior número de vítimas”, disse a coordenadora do setor 192, enfermeira Adriana Pacheco.