Adultos que tomaram 2ª dose há 4 meses recebem reforço em SP

A cidade de São Paulo inicia mais uma semana aplicando a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em adultos, nesta segunda-feira (6). Para receber o reforço, é necessário ter completado o esquema vacinal, com a primeira e segunda dose, há pelo menos quatro meses.

Até a semana passada, o intervalo entre a segunda e terceira dose era de cinco meses, mas o governo estadual decidiu antecipar seguindo a recomendação do Comitê Científico do Coronavírus, em razão do atual cenário epidemiológico da doença no mundo e da proximidade das festividades de fim de ano.

A antecipação vale para quem tomou duas doses da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer e vai beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas que se vacinaram nos meses de julho e agosto.

A medida levou em consideração que São Paulo é a porta de entrada, via portos e aeroportos, de pessoas de todo o mundo e o Brasil ainda não obriga os viajantes a apresentarem comprovante de esquema vacinal completo.

Além disso, as pessoas que tomaram a vacina de dose única, da Janssen, recebem uma dose adicional da Pfizer. O reforço é aplicado com intervalo mínimo de dois meses. A Prefeitura de São Paulo decidiu aplicar mais uma dose da vacina naqueles que tomaram o imunizante da Janssen após a descoberta da nova cepa do coronavírus, que já circula na capital.

 

Rolar para cima