Nesta terça-feira (21), no salão social da Igreja Presbiteriana, no Centro, foram vacinadas 35 pessoas em situação de rua contra Covid-19, primeira, segunda e dose adicional da vacina. Nesta quarta-feira (22), haverá vacinação de 37 pessoas na Associação Vinde à Luz, na região da Praia Azul.
A vacinação é ação conjunta entre a Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Defesa Civil, Guarda Municipal de Americana (Gama), Associação Vinde à Luz, Projeto Cara Limpa, entre outros apoiadores.
“A força-tarefa valeu a pena para que a vacinação contra Covid-19 pudesse ser realizada. É importante que a população receba o imunizante e também possa completar a dose restante. Agradecemos a todos que colaboraram”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Carla Brito, ressaltou a organização e logística para a realização do trabalho. “É um trabalho que precisa ter união de esforços, pois trata-se de um público itinerante e a imunização é feita de forma diferenciada para atingirmos a cobertura vacinal dos moradores em situação de rua”, explicou.
A vacinação desta terça-feira foi definida no último dia 15 pelo Comitê Intersetorial do Programa de Atenção à População em Situação de Rua.
Uma nova etapa de vacinação junto à população de rua está prevista para o dia 12 de janeiro, a partir das 10h, com o trabalho de abordagem e vacinação nas ruas.