A programação “Americana por Elas”, com atividades voltadas ao mês da Mulher, será lançada oficialmente, nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, às 9h, no Teatro de Arena “Elis Regina”, na Rua Sergipe, nº 80, Jardim Colina. Serão realizadas a posse do Comitê Americana por Elas, lançamento da campanha digital #americanaporelas, homenagem a mulheres da comunidade, apresentação do Quarteto de Cordas e café da manhã. A programação do mês da Mulher foi organizada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) da Prefeitura de Americana – Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, em conjunto com as secretarias municipais, parceiros e apoiadores.
No dia 5 de março, foi promovido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Jerônimo o evento para celebrar o Dia Internacional da Mulher com o sarau “Mulheres em Pauta e apresentação do Centro Cultural Candeeiro. A atividade contou ainda com palestras de Cláudia Monteiro, Denize Ramos, Marcos Paulo e Zina Covesi.
A programação “Americana por Elas”, prossegue na quarta-feira (9), das 9h às 12h, será promovida Ação Comunitária abrangendo o território do CRAS Mathiensen, na Casa de Dom Bosco, na Rua dos Colibris, nº 235, no Jardim dos Lírios. Haverá palestra com a psicóloga Fernanda Joly Milanez e apresentação do Centro Cultural Candeeiro e Baque Mulher.
Também na quarta-feira, das 8h às 10h30, será realizada uma Roda de Conversa com a técnica de referência em violência do município de Americana, Léa Amabile, com o tema “Dia Internacional da Mulher: Protagonismo e Autocuidado”, na sede da Cruzada das Senhoras Católicas, referenciada do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), no território do Jardim Guanabara.
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana receberá a programação do “Americana por Elas”, no dia 11, às 7h30, com a palestra sobre “Qual o lugar da Mulher na sociedade hoje”, proferida por Léa Amabile para os servidores da autarquia.
No dia 16, às 14h, será realizada a live com o tema “Gravidez na Adolescência”, pela educadora sexual Marta Pasquali. Dia 22, às 19h30, acontece uma live com a historiadora Cláudia Monteiro, que irá falar sobre o tema “Interseccionalidade entre gênero, classe e etnia”.
A live “Mulheres nos espaços de poder e política”, com a advogada Cláudia Luna, será realizada no dia 29 de março, às 19h30, encerrando a programação do mês da Mulher de Americana.
Os links de acesso às lives estarão disponíveis no site da Prefeitura de Americana – www.americana.sp.gov.br -, clicando no banner da programação.