“Americana por elas” homenageia mulheres que levantam outras mulheres

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8), o Teatro de Arena “Elis Regina” foi palco para homenagens às mulheres.  A programação “Americana por Elas” foi lançada oficialmente pelo prefeito Chico Sardelli, o vice Odir Demarchi e a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes. Também foi realizada a posse do Comitê Gestor Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra Mulher e Promoção da Equidade de Gênero e lançada a Campanha “Seja uma mulher que levanta outras mulheres”. O Trio de Cordas da Orquestra Sinfônica de Americana abrilhantou o evento.

O prefeito Chico Sardelli cumprimentou todas as mulheres e ressaltou a importância do papel da mulher na sociedade. “A mulher tem uma participação fundamental e muito importante na Administração Municipal, fazendo parte do dia a dia do trabalho em prol da população. Há representações em todas as áreas de atuação do serviço público e na cidade, mostrando a sua força e capacidade. Agradeço minha esposa Lionela, à frente do Fundo Social, com quem compartilho a vida há 45 anos. Empenhamos todo nosso esforço, do vice Odir, dos secretários municipais, para implementar cada vez mais as políticas públicas para as mulheres. Agradeço também o apoio dos vereadores e a todos que ajudam a construir uma cidade melhor”, disse Chico.

O vice Odir destacou a participação da mulher. “Hoje é um dia especial, ao lado da minha esposa Shirlei, parabenizo todas as mulheres. Trabalhando em conjunto com o prefeito Chico Sardelli, priorizamos a união, o diálogo, e não medimos esforços para fazer o melhor por Americana. Saúdo a todas as mulheres que engrandecem nossa cidade”.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos falou das lutas e conquistas das mulheres. “É um momento de muita alegria que compartilhamos o início da programação do mês da Mulher. Lugar de mulher é onde ela quiser. Reconhecemos as mulheres fortes, guerreiras e rendemos muitas homenagens hoje. São enormes os desafios que ainda enfrentaremos ao longo do caminho, mas as conquistas temos que celebrar. A posse do Comitê é o início do trabalho para a elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que irá implementar as ações no município. Agradeço ao prefeito, Lionela, Odir secretários e secretárias, a todas as mulheres que levantam outras mulheres, lutando contra a intolerância, preconceito e desigualdades”, disse Juliani.

O presidente da Câmara Municipal, Thiago Martins, parabenizou as mulheres pelo dia especial e passou a palavra para a vereadora Leonora da Silva Périco. “É uma data muito significante para nós mulheres. Estamos em todos os momentos ocupando nosso espaço e, tenho certeza, vamos conquistar muito mais ainda”, disse a vereadora.

Foram prestadas homenagens e enaltecidas as representantes das mulheres de Americana. Os certificados foram entregues às homenageadas com a Campanha “Seja uma mulher que levanta outra mulher”: Lionela Ravera Sardelli (presidente do Fundo Social de Solidariedade de Americana), Benedita Teodoro Garcia da Silva (funcionária pública), Maria Fernanda Grecco Meneghel (empresária, fundadora do Rosa do Bem de prevenção ao câncer), Maria José Gonçalves Almeida (atleta paraolímpica, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência), Silmara de Jesus (moradora do Parque da Liberdade, atua na luta para promover o “Amor incondicional das crianças e adolescentes”) e Sheila Patrícia Fernandes (presidente da Coopetativa de Reciclagem – Cooperlírios). A esposa do vice-prefeito, Shirlei Aparecida Fornazari Demarchi, também recebeu homenagem.

Maria Fernanda, representando as homenageadas, fez um agradecimento. “É uma honra estar aqui. Cada uma tem sua história, sua beleza. Temos uma história de luta que precisa ser reconhecida. Valorizar a vida. Muita luz e muita força para todas nós, em todos os lugares do mundo”, disse a homenageada.

A Campanha “Seja uma mulher que levanta outras mulheres” tem o objetivo de movimentar as redes sociais com uma ação de sonoridade, fortalecimento e empoderamento das mulheres do município. Com a hashtag #americanaporelas, o propósito é enaltecer o valor das mulheres que fazem a diferença em nossa vida.

Prestigiaram a solenidade do Dia Internacional da Mulher as secretárias municipais Márcia Gonzaga Faria (Cultura e Turismo); Simone Inácio de França Bruno (Fazenda); Grasiele Agostinho Rezende da Silva (Esportes); os secretários municipais, Fábio Berettta Rossi (Administração); Allisson Roberto (Comunicação e Tecnologia da Informação); Rafael de Barros (Desenvolvimento Econômico); Vinícius Ghizini (Educação); Diego de Barros Guidolin (Planejamento); Vinícius Zerbetto (Gestão de Convênios); Luiz Carlos Cezaretto (Habitação e Desenvolvimento Urbano); Fábio Renato de Oliveira (Meio Ambiente); Hugo Troly (Negócios Jurídicos); Douglas Ferreira, presidente da Fusame, representando o secretário de Saúde Danilo Carvalho; superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia; secretários adjuntos Evelene Ponce Medina; Dener Chimeli; Pedro Peol; e Eduardo Flores; diretora de Assistência Social e Direitos Humanos, Beatriz Betoli Bezerra; diretora de Educação Ambiental Kátia Birke; Lea Amábile, técnica de referência em violência do município; presidente do Conselho Municipal da Mulher (CMDM),Clarissa Oliveira; chefe do departamento comercial do DAE Lúcia Camilo Godoy; vereadores Fernando da Farmácia; Marcos Caetano; Pastor Miguel Pires; Nathália Camargo e Professora Juliana, entre outros convidados.

Comitê

O decreto nº 12.934, de 7 de março, deu posse aos integrantes do Comitê Gestor Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Promoção da Equidade de Gênero. São eles:

– Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos:

Titular: Adriana Gomes dos Santos Soares;

Suplente: Alcimara Silva Batalhão;

– Secretaria Municipal da Saúde:

Titular: Lea de Fátima Amabile de Queiroz Telles;

Suplente: Euza Janaina Costa de Carvalho;

– Secretaria Municipal da Educação:

Titular: Alessandra Maraísa Miranda Pereira;

Suplente: Ana Cristina Barbieri Bertaiolli Zoca;

– Secretaria Municipal de Cultura e Turismo:

Titular: Silvia Maria de Campos Machado Ortolano;

Suplente: Dorilei Aparecida dos Santos Nobre;

– Secretaria Municipal de Esportes e Lazer:

Titular: Kaio César Lange dos Santos;

Suplente: Diego Gingilio Constantino Neto;

– Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano:

Titular: Rose Mary Meneguini Vieira;

Suplente: Marcia Regina Scapolan Riedo;

– Secretaria Municipal de Planejamento:

Titular: Adriana Aires das Dores Rodrigues Rosa;

Suplente: Elisabete Aparecida Favaretto Bonin;

– Secretaria do Desenvolvimento Econômico:

Titular: Grace Barbosa Guedes;

Suplente: Tânia Marques de Oliveira;

– Guarda Municipal de Americana – GAMA:

Titular: Luciana Paula Marques;

Suplente: Cleucia Aparecida Pereira

– Conselho Municipal dos Direitos da Mulher:

Titular: Rúbia Valéria Missioneiro de Lira;

Suplente: Clarissa de Oliveira.

Programação “Americana por Elas”

A programação “Americana por Elas”, prossegue na quarta-feira (9). Das 9h às 12h, será promovida Ação Comunitária abrangendo o território do CRAS Mathiensen, na Casa de Dom Bosco, na Rua dos Colibris, nº 235, no Jardim dos Lírios. Haverá palestra com a psicóloga Fernanda Joly Milanez e apresentação do Centro Cultural Candeeiro e Baque Mulher.

Também na quarta-feira, das 8h às 10h30, será realizada uma Roda de Conversa com a técnica de referência em violência do município de Americana, Léa Amabile, com o tema “Dia Internacional da Mulher: Protagonismo e Autocuidado”, na sede da Cruzada das Senhoras Católicas, referenciada do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), no território do Jardim Guanabara.

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana receberá a programação do “Americana por Elas”, no dia 11, às 7h30, com a palestra sobre “Qual o lugar da Mulher na sociedade hoje”, proferida por Léa Amabile para os servidores da autarquia.

No dia 16, às 14h, será realizada a live com o tema “Gravidez na Adolescência”, pela educadora sexual Marta Pasquali. Dia 22, às 19h30, acontece uma live com a historiadora Cláudia Monteiro, que irá falar sobre o tema “Interseccionalidade entre gênero, classe e etnia”.

A live “Mulheres nos espaços de poder e política”, com a advogada Cláudia Luna, será realizada no dia 29 de março, às 19h30, encerrando a programação do mês da Mulher de Americana.

Os links de acesso às lives estarão disponíveis no site da Prefeitura de Americana – www.americana.sp.gov.br -, clicando no banner da programação.

Rolar para cima