A Secretaria de Saúde de Americana reitera a necessidade sobre o uso de máscara em suas unidades de atendimento, em cumprimento ao decreto estadual nº 66.575, de 17 de março de 2022, que flexibilizou o uso do protetor facial, porém manteve a obrigatoriedade no transporte coletivo de passageiros e nos locais destinados à prestação de serviços de saúde.
Nos últimos dias, as equipes das diversas unidades de saúde têm relatado que muitos usuários chegam ao atendimento sem portar a máscara, o que tem levado as unidades a fornecê-la, de forma excepcional, para se evitar a dispensa do morador no horário agendado.
Porém, não há como as unidades fornecerem continuamente o produto, pois o uso da máscara ainda é obrigatório nesses locais e os usuários precisam estar precavidos em relação ao seu uso durante todo o atendimento.
A diretora da Unidade de Atenção à Saúde, Simone Maciel, explicou que tanto nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) quanto no Núcleo de Especialidades e Hospital Municipal, as pessoas devem chegar e permanecer com a máscara. “Seja um atendimento realizado no Núcleo de Especialidades, no Hospital Municipal ou em qualquer unidade básica de saúde, todos devem chegar usando a máscara e permanecer com ela enquanto durar a espera”, afirmou.