As ações da Campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes” chegaram às escolas municipais e estaduais de Americana, com o intuito de promover informações e orientações para conter o abuso e a exploração sexual. As faixas da campanha, focada no reconhecimento de situações abusivas e na autoproteção, foram distribuídas nas unidades de ensino pelos guardas municipais Luciana Paula Marques e Thiago da Cunha.
Até a última sexta-feira, eles estiveram no CAIC Prof. Sylvino Chinelatto; nos CIEPS (Centros Integrados de Educação Pública) Prof. Anísio Spínola Teixeira, Prof. Milton Santos, Prof. Octávio César Borghi, Prof. Oniva de Moura Brizola, Prof. Philomena Magaly Mackluf Rossetti e Prof. Maria Nilde Mascelani e nas EMEFs (Escolas Municipais de Educação Fundamental) Darcy Ribeiro, Jonas Correa de Arruda Filho, Paulo Freire e Florestan Fernandes. Mais de 30 escolas estaduais de Americana também foram visitadas pelos patrulheiros.
Além da conscientização, prevenção e orientação sobre o combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes, as ações reforçam a importância da denúncia e da preservação dos direitos. Dentro do calendário de atividades, foram realizados encontros com os gestores escolares e a capacitação dos profissionais da rede de proteção para a Escuta Especializada de crianças e adolescentes.
As atividades são alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, celebrado em 18 de maio e integram o grupo de trabalho as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação, de Saúde, a Diretoria de Ensino, a Guarda Municipal de Americana (Gama), além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar e de demais apoiadores.
“Essa parceria entre as secretarias, a Diretoria Regional de Ensino e os conselhos é muito importante para a proteção de nossas crianças na medida em que a campanha fornece subsídios para a criação de consciência sobre situações de abuso, que podem e devem ser relatadas a adultos de confiança. Neste sentido, parabenizo o prefeito Chico Sardelli por promover a capacitação dos profissionais da rede de proteção para a Escuta Especializada para nossas crianças e adolescentes”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.