O prefeito Chico Sardelli participou na segunda-feira (25) do lançamento do programa Todas In-Rede, uma parceria do município com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de promover o empoderamento e a emancipação das mulheres com deficiência na cidade. Ele estava acompanhado do vice-prefeito Odir Demarchi.
Durante o evento, a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Lúcia Costa fez uma apresentação sobre o programa. Ela e o prefeito assinaram um protocolo de intenções firmando o compromisso da Administração Municipal com a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
O Programa TODAS in-Rede estabelece parceria entre municípios e o Estado, com a promoção de atividades focadas no bem-estar desse público, visando favorecer a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social. O programa é dividido em quatro pilares de trabalho: Trabalho, renda e autonomia econômica; Prevenção à Violência; Direitos afetivos, sexuais e reprodutivos; e Empoderamento, autoestima e liderança.
No lançamento, o prefeito Chico Sardelli destacou a importância do apoio estadual na promoção da inclusão e acessibilidade. “Americana tem 16 mil pessoas com deficiência, sendo 9 mil mulheres, então é muito importante olharmos com atenção a essa parcela da população, para garantir o acesso dela aos seus direitos da melhor forma possível, e o Estado tem sido um grande parceiro nesse sentido”, afirmou Chico.
A secretária Aracélia agradeceu o interesse do município em aderir ao programa e também destacou outras ações do Estado. “A inclusão é uma jornada e o governador Rodrigo Garcia tem investido muito nisso, não só com o programa Todas In-Rede, mas também no Cidade Acessível. As mulheres têm menos acesso aos cargos de liderança e ao mercado de trabalho, e por isso essa inclusão das mulheres também é uma jornada importante que precisamos dar atenção”, disse Aracélia.
O vice-prefeito Odir Demarchi agradeceu ao Estado pela parceria. “Esse lançamento hoje mostra que a gente está preocupado com esse tema, e a gente vê que nosso governo não fica parado. Podem ter certeza que esse projeto não vai ficar no papel e com muito trabalho vamos fazer acontecer”, disse Odir.
Além do prefeito, do vice, o evento também contou com a presença de alguns vereadores e da secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes. “Esse programa traz uma alegria ao meu coração, porque dentro deste governo nós temos trabalhado desde o primeiro dia com foco na inclusão das pessoas com deficiência e também nas políticas voltadas às mulheres, então o Todas In-Rede vem contemplar esses dois pontos que são muito importantes para nós”, destacou a secretária.
Também nesta segunda-feira, a secretária Aracélia fez o anúncio oficial de investimentos em Americana pelo programa Cidade Acessível. Ela fez a entrega simbólica de duas vans adaptadas para transporte de pessoas com deficiência (que já estão em uso pelo município desde o início do mês), dois parquinhos infantis adaptados, uma academia ao ar livre para pessoas com deficiência e uma cadeira de rodas de trilha, para uso no Parque Ecológico.