O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Americana (Condepham) aprovou o projeto de restauro da Casa de Cultura Hermann Müller, proposto e apresentado na última quinta-feira (04) pela empresa OES Engenharia e Construções Ltda. O início do projeto arquitetônico foi anunciado pelo prefeito de Americana, Chico Sardelli, em janeiro deste ano. O projeto é financiado por meio do Proac Expresso, programa estadual de incentivo à Cultura, com um investimento de R$ 250 mil.
O projeto aprovado pelos conselheiros inclui a implantação de rampas de acessibilidade e vagas para Pessoas Com Deficiência (PCD); adequação às normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros para obtenção de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB); adaptação da piscina para espelho d’água, com implantação de casa de bombas e aproveitamento da área para reserva técnica de água para combate a incêndio; a construção de dois banheiros externos acessíveis e um depósito de materiais, com a proposta de execução de um pergolado, utilizando a construção da caixa d’água; a adequação dos banheiros internos para banheiros família (com fraldário), masculino, feminino e para PCDs; a reforma do telhado, compreendendo a troca das telhas, madeiramento, rufos, calhas e beiral; e a estabilização da fundação, que apresenta recalque – uma espécie de rebaixamento da edificação causada pelo adensamento do solo sob o imóvel.
“Essa é a primeira fase para, posteriormente, prosseguir com a captação de recursos para o restauro da Casa Hermann. Os técnicos da Sectur aprovaram o projeto, que atende às exigências do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), órgão subordinado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Estamos muito satisfeitos com o nível de detalhamento do documento de restauro e pensando na utilização do prédio para a realização de eventos futuros”, explicou a secretária de Cultura e Turismo de Americana, Marcia Gonzaga Faria.
Com a anuência dos itens por unanimidade, a OES pode fazer os encaminhamentos ao CONDEPHAAT para aprovação do projeto.
DETALHAMENTO
A proposta para a área externa da Casa de Cultura Hermann Müller busca tornar o jardim do local um espaço acolhedor para os visitantes a partir da oferta de alguns serviços, como caminhos, bancos, duchas, lixeiras, mesas, pergolado, banheiros, suporte para bicicletas, espelho d’água, fonte e guarda-corpo, além de vagas especiais para pessoas com deficiência e idosos e espaço para floricultura e orquidário. Estas melhorias trarão conforto e segurança para os visitantes do local, ponto crucial para que o espaço cultural possa ser ocupado com maior frequência pelos americanenses.
Na área interna, o projeto dos banheiros incluirá, além das adaptações para banheiros família (com fraldário), masculino, feminino e para PCDs, a mudança de fluxos para acessá-lo. Com a nova proposta, os ambientes da casa ganham privacidade e os fluxos se concentram nos halls de acesso da Casa Hermann.
De acordo com o projeto, o recalque será solucionado com a execução do prolongamento e ancoragem da fundação, através de um apoio que será inserido entre a base da casa e a rocha. Já a reforma do telhado vai evitar infiltração de água que possam prejudicar a estrutura do imóvel.
Foto: Marilia Pierre