Americana dá início a projeto de ensino que alia ciência e arte

Teve início nesta semana o Projeto Nau dos Mestres, uma proposta de ensino que alia ciência e arte e estimula a criança a aprender de forma lúdica e ativa por meio de projetos e experimentos. A iniciativa vai beneficiar oito escolas da rede municipal de ensino e é executada com financiamento pela Lei Rouanet e custo zero para a Prefeitura de Americana.

 

Os conteúdos e materiais pedagógicos do projeto são organizados de acordo com quatro grandes mestres da ciência e mitologia: Leonardo da Vinci, Gaia, Apolo e Merlin. A iniciativa contempla a entrega de materiais físicos, mobiliário, insumos para os experimentos e livros aos educadores e alunos, além de uma série de videoaulas para auxiliar os professores na condução de suas atividades.

 

“O Projeto Nau dos Mestres mantém relação com as dez competências da Base Nacional Comum Curricular de forma transversal, enfatizando seu caráter integrador ao currículo escolar. Por sua interatividade, a iniciativa promove entre os alunos participantes habilidades socioemocionais como protagonismo, colaboração, autonomia e empatia”, explicou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

 

O projeto de ensino foi iniciado com o primeiro dos seis encontros de formação, sendo quatro reuniões online e duas presenciais, com carga horária de 3 horas/cada. Ao todo, 25 professores, pedagogos, diretores e técnicos da Secretaria de Educação participaram da capacitação para a execução do programa no CAIC Prof. Sylvino Chinelatto, nos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) Milton Santos, Anísio Spínola Teixeira e Oniva de Moura Brizola e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Florestan Fernandes, Jonas Correa de Arruda Filho, Paulo Freire e Darcy Ribeiro.

 

Por ser totalmente financiado pela Lei Rouanet, este ano com aporte realizado pela empresa Evonik, o projeto Nau dos Mestres 4ª Edição não acarreta custo financeiro ao município de Americana.

Foto: Divulgação

Rolar para cima