O secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros, visitou, nesta quarta-feira (24), o polo de Blumenau da Rede Catarinense de Centros de Inovação. Fizeram parte, também, da comitiva representantes da Fidam, Ciesp e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da Universidade de São Paulo (USP).
“O objetivo da visita foi conhecer o trabalho desenvolvido em Santa Catarina para adequá-lo à nossa realidade e implantá-lo em Americana e região”, afirmou o secretário.
A Rede Catarinense de Centros de Inovação envolve ambientes criados para promover e dar suporte ao empreendedorismo inovador. Ao todo, são 15 polos espalhados por diversas cidades, como Blumenau, Brusque, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Tubarão, entre outras.
Esses polos oferecem serviços que apoiam o empreendedor desde o momento em que o negócio é apenas uma ideia até a hora em que ele está pronto para ser lançado no mercado. Para concretizar essas metas, dispõem de serviços como pré-incubação de empresas, incubação, aceleração, coworking, espaço para eventos e capacitações e conexão com instituições financeiras e investidores.
O atendimento da rede é bastante abrangente e trabalha com empresas já estabelecidas, investidores, startups, profissionais independentes, estudantes e qualquer pessoa que tenha o desejo de empreender.
“Foi uma visita bastante proveitosa. Pudemos entrar em contato com um ambiente que valoriza a união de diversos ecossistemas locais e incentiva a conexão com outros ecossistemas da região e do estado. Agora é pensar em alternativas para trazer esse modelo para nossa cidade e implementá-lo por aqui”, concluiu Rafael de Barros.
Foto: Divulgação