O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, esteve em Americana, onde visitou o Unacon (Centro de Oncologia de Americana), a UBS do Jardim Ipiranga e outros dois equipamentos de saúde no município. O prefeito Chico Sardelli acompanhou as atividades.
O Unacon iniciou suas atividades em julho e sua inauguração contou com a presença do governador Rodrigo Garcia e do secretário de Estado, que retornou nesta sexta-feira para verificar o andamento dos trabalhos.
Além do Unacon e da UBS do Ipiranga, Gorinchteyn esteve na carreta do Programa “Mulheres de Peito”, do Estado, e vistoriou o novo tomógrafo do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, adquirido após intermediação do deputado federal, Vanderlei Macris, junto à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
“Inauguramos há alguns meses o Unacon, esse sonho que se tornou realidade, e o governador Rodrigo Garcia me pediu para vir ver se está tudo bem. E a gente vê que várias filas já foram cessadas. Esse é o objetivo, tratar as pessoas perto da sua casa, com dignidade, carinho e humanidade, e nós não podemos retroceder, começamos e temos que avançar, não podemos recuar, precisamos seguir fazendo mais para a população que mais precisa”, afirmou o secretário Jean Gorinchteyn.
O vice-prefeito Odir Demarchi também destacou a importância do Unacon para os pacientes oncológicos da cidade. “Até pouco tempo atrás, quem precisava de quimioterapia tinha que viajar longas distâncias, mas agora esse atendimento é feito aqui na nossa cidade, inclusive recebendo pacientes da região. Isso é um ganho muito importante, dá mais qualidade ao tratamento e dignidade às pessoas”, disse Odir.
Também participaram das visitas o assessor da Secretaria de Estado da Saúde, Thiago Guimarães, a diretora da DRS (Diretoria Regional de Saúde) 7, de Campinas, Fernanda Penatti Ayres Vasconcelos, o vereador Lucas Leoncine, a diretora do Hospital Municipal, Lilian Franco Godoi dos Santos, o secretário adjunto de saúde Fábio Joner, e o presidente da Fusame (Fundação de Saúde Americana) Fábio Beretta Rossi.
foto: Leon Botão