A Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada até o dia 31 de outubro. A medida foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica de Americana , e segue recomendação do Ministério da Saúde.
Com isso, todas as unidades básicas de saúde do município seguem vacinando as crianças contra a Poliomielite e também atualizando as outras vacinas (multivacinação) contempladas no calendário anual de vacinação. O horário das aplicações é das 8h30 às 16h.
“Há muita desinformação envolvendo as vacinas de um modo geral e os pais precisam ficar atentos, porque no caso da paralisia infantil o único antídoto é a vacina, pois não há cura para a doença que, infelizmente, pode voltar a vitimar nossas crianças depois de ter sido erradicada na década de oitenta” disse a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Brito.
A vacina contra a Poliomielite é destinada às crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias e todas devem receber a gotinha, independentemente de esquemas vacinais anteriores.
Já a campanha de multivacinação tem como público-alvo crianças a partir de dois meses de idade até adolescentes com 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Os pais ou responsáveis legais devem levar documento da criança, CPF, cartão SUS, comprovante de endereço e a carteira de vacinação de rotina (e de Covid-19, caso seja apta à vacinação).
Desde o início da campanha (no dia 8 de agosto) até o dia 27 de setembro, o município aplicou 5.016 doses contra a Poliomielite e 3.404 de outras vacinas do calendário anual. A cobertura contra a Pólio alcançou até agora 47,9 %, considerando o público-alvo estimado de 10.465 crianças. A meta recomendada pelo Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo.
Foto: Divulgação