A programação cultural de Americana em novembro é aberta em grande estilo, com show gratuito da cantora Mafalda Minnozzi interpretando seus 35 anos de carreira, no próximo dia 04, às 20h, no Teatro Municipal Lulu Benencase. E as próximas atrações mantêm o alto padrão de qualidade, com shows musicais, apresentações de ballet e festival de dança, dois concertos e a volta da Festa Nipo Brasileira e da Mostra Cultural Afrobrasileira.
Além da voz inconfundível da artista italiana, o Teatro Municipal receberá o espetáculo da Escola Music Works com seu tradicional Encontro de Alunos, no dia 6, às 15h; o show Outro Ninho, dos sertanejos Alan Ribeiro e Norbertinho, no dia 11, às 20h; e apresentações musicais em tributo aos 50 anos do Clube da Esquina, no dia 17, às 20h, e a Luiz Gonzaga, no dia 23, às 20h.
O palco do Lulu recebe ainda o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Americana, com a participação do solista convidado Fúlvio Vassiliades, no dia 10, às 20h, e o Concerto EPTV com a participação dos alunos da Escola Heitor Villa Lobos, no dia da música, celebrado em 22 de novembro, com apresentação às 19h. Os dois eventos têm entrada franca.
E há ainda outros shows musicais. A tradicional e longeva banda paulistana Made in Brazil, com 55 anos de carreira fiel ao rock’n’roll, se apresenta gratuitamente no dia 11, às 19h30, na Praia dos Namorados, que no dia seguinte recebe uma série de atrações culturais das 14h às 22h, dentro da Revirada Cultural.
CELEBRANDO A DIVERSIDADE ÉTNICA
Duas atrações vão celebrar a diversidade étnica que compõe a história de Americana. O Festival Nipo Americana contará com atrações artísticas, exposições, danças e comidas típicas, bazares e festival de cosplay, com 24 artistas se apresentando no Centro de Cultura e Lazer (CCL) de Americana. A programação no dia 19 será das 11h às 22h; e no dia 20, das 10h às 18h. Para participar basta doar um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade.
Já a 7ª Mostra Cultural Afrobrasileira acontece no Teatro Municipal no dia 20, data em que se lembra o Dia da Consciência Negra. O evento gratuito vai trazer a contribuição do povo negro para a formação da cidade, com exposição e apresentações culturais a partir das 19h.
TEATRO E STAND UP
Os fãs de comédia vão se divertir com duas agendas em novembro: “Bárbara e a Aventura no Velho Oeste” será apresentada no dia 05, às 20h, e o stand up comedy Cara de Janta, no dia 18, também às 20h, ambos no Teatro Municipal Lulu Benencase.
As crianças também poderão ir ao Teatro conferir a história “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau Amarelo”, que promete surpreender o público porque, na verdade, ele é bom! A encenação acontece no dia 13, às 10h30, também no Teatro Municipal.
DANÇA
O ballet terá destaque na programação cultural de novembro, com os espetáculos “Nenhum País é Tão Bom como Todos Juntos”, apresentado dia 12, às 20h, e “Rio, a História de Blu”, inspirado na animação ambientada no Rio de Janeiro e que tem como personagem principal uma arara-azul macho, em duas sessões, nos dias 26 e 27, às 20h.
Além disso, o Americana Dance Festival chega à sua 5ª edição em 2022, com a apresentação de mais de 100 dançarinos no palco do Teatro Lulu Benencase, no dia 19, a partir das 14h. A entrada é gratuita.
LITERATURA
O livro “Tapa na Cara”, do jornalista, escritor e professor Juliano Schiavo, será lançado no próximo dia 05, em dois eventos às 17h30 e às 21h, no Centro de Cultura e Lazer de Americana, com entrada franca.
A programação está sujeita a alterações e mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, pelo telefone (19) 3408-4800.
Foto: Divulgação