Sessões de cinema do Pontos MIS celebram mês da Consciência Negra

As sessões de cinema presenciais realizadas pelo Programa Pontos MIS em Americana vão celebrar o mês da Consciência Negra em novembro. Na segunda-feira (07), será exibido o filme “Selma – Uma Luta pela Igualdade” e, no dia 21, “Infiltrado na Klan”, de Spike Lee. As exibições são gratuitas e estão marcadas para às 19h30, no MAC Americana.

 

“Selma – Uma Luta pela Igualdade” é uma cinebiografia sobre a luta do pastor protestante e ativista social Martin Luther King pelo direito ao voto dos cidadãos negros norteamericanos. As históricas marchas realizadas por ele e por manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, são retratadas na obra, que tem David Oyelowo interpretando King. À época abordada no filme, Martins Luther King já havia ganho o Prêmio Nobel da Paz pelo ativismo no combate à desigualdade racial através da não-violência – fato que deu maior relevância à sua participação nas manifestações.

 

Em “Infiltrado Na Klan”, o diretor Spike Lee aborda a história real do policial negro Ron Stallworth, que em 1978 conseguiu se infiltrar no grupo extremista Ku Klux Klan graças a um plano estratégico para implodir o movimento. Quando participantes do grupo começam a cobrar a presença física de Ron nas reuniões, seu colega de trabalho Flip Zimmerman, que é branco, entra em cena e, interpretando Ron, se torna líder do grupo supremacista, sabotando as ações criminosas da Ku Klux Klan. O filme foi indicado em cinco categorias no Oscar 2019 e recebeu o prêmio na categoria Roteiro Adaptado.

 

As exibições são fruto de uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som de São Paulo e a Secretaria de Cultura e Turismo de Americana. O MAC fica no Centro de Cultura e Lazer de Americana, à Avenida Brasil, 1.296, Jd. São Paulo.

Foto: Reprodução

Rolar para cima