O projeto Nau dos Mestres, que aborda de maneira lúdica as disciplinas de física, química e biologia e ao mesmo tempo colabora para que o aluno desenvolva protagonismo, colaboração, autonomia e empatia, entra em sua fase final em Americana. Na próxima semana, a formação dos educadores envolvidos na iniciativa será concluída.
A iniciativa alia ciência e arte e estimula a criança a aprender de forma lúdica e ativa por meio de projetos e experimentos. Os conteúdos e materiais pedagógicos do projeto são pensados para atrair a atenção dos alunos e organizados de acordo com quatro grandes mestres da ciência e mitologia: Leonardo da Vinci, Gaia, Apolo e Merlin. No móvel de Da Vinci estão experiências ligadas a geometria, aerodinâmica e movimento. Merlim, o alquimista, traz atividades de química e física. Já o deus grego Apolo destaca energia e luz, enquanto Gaia, a mãe natureza, explora os ciclos e elementos da vida, preservação da natureza e biologia.
“O projeto Nau dos Mestres apresenta uma proposta em que o ensino ganha contornos mais amplos. O projeto vai além da transmissão de conceitos da disciplina, estimulando o aluno a fazer suas próprias descobertas de vida, questionar, trilhar ativamente o caminho do seu aprendizado, sempre com o apoio e o incentivo do educador”, explicou o secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini.
Em Americana, a iniciativa beneficia oito escolas da rede municipal de ensino. Ao todo, 25 professores, pedagogos, diretores e técnicos da Secretaria de Educação participam da capacitação para a execução do programa no CAIC Prof. Sylvino Chinelatto, nos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) Milton Santos, Anísio Spínola Teixeira e Oniva de Moura Brizola e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Florestan Fernandes, Jonas Correa de Arruda Filho, Paulo Freire e Darcy Ribeiro.
Por ser totalmente financiado pela Lei Rouanet, este ano com aporte realizado pela empresa Evonik, o projeto Nau dos Mestres 4ª Edição não acarreta custo financeiro ao município de Americana.
Foto: Divulgação