O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em 3 de dezembro, foi lembrado com o festival de atividades “Eu posso”, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), no Centro de Cultura e Lazer (CCL), em Americana.
O vice-prefeito Odir Demarchi prestigiou as atrações, que reuniram aproximadamente 100 pessoas. O evento contou com exposição de quadros dos artistas da APAE; apresentação sobre a importância da inclusão com o psicólogo da Apae, Leandro Rafer; show de fantoches; dinâmica sobre segurança aquática; apresentação de dança inclusiva com APAE de Santa Bárbara D´Oeste e o grupo amigos do Flash Back; cantata de Natal com o coral Vozes Especiais e a chegada do Papai Noel e Mamãe Noel.
“Comemoramos o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em grande estilo, foi um dia muito bacana, cultural e reflexivo. Foi um festival para mostrar que quando envolvemos respeito, amor e participação, todos podem participar de diversas atividades, independente das limitações”, disse a presidente do Conselho, Mary Gonçalves.
A iniciativa do CMDPD teve como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse público na sociedade com programas e políticas voltados a ele.
O festival contou com o apoio do Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE) e da Guarda Municipal de Americana (Gama). O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) é ligado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
Foto – Divulgação