Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Americana realizou, na quarta-feira (8), a reunião ordinária do órgão na sede da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) de Americana, sob administração da empresa CPFL Renováveis. Em seguida, houve uma visita técnica guiada nas dependências da PCH e na barragem do Reservatório de Salto Grande.
Os conselheiros foram acompanhados pelos técnicos da CPFL, Diego Gualand, coordenador de Meio Ambiente, e Leonardo Silva Júnior, analista de Meio Ambiente. Os profissionais fizeram uma apresentação da instituição e do panorama geral da empresa, bem como a sua atuação em diversos países.
Após a explanação, os técnicos passaram as informações sobre a PCH – Pequena Central Hidrelétrica existente no município, a metodologia, e os serviços de manutenção realizados pela empresa.
Também detalharam as técnicas de manejo das macrófitas (aguapés) adotadas, a situação atual do reservatório e os avanços obtidos. Na sequência, os conselheiros participaram de uma visita guiada à barragem e à usina, onde puderam observar a área operacional de geração de energia e comportas, bem como a operação do manejo e retirada mecânica das macrófitas.
“Considero que a reunião do Conselho e a visita técnica realizada na PCH de Americana foi de grande relevância, pois possibilitou que os conselheiros pudessem conhecer a barragem da Represa de Salto Grande por dentro da usina, entender um pouco do funcionamento e processo da geração de energia feita no local e, principalmente, conhecer os detalhes e o processo da retirada mecânica das macrófitas que é feita pela CPFL Renováveis”, disse o presidente do COMDEMA, João Marco Alves de Oliveira, Engenheiro Ambiental.