A Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza no próximo dia 29 de abril o Dia D de Combate ao Aedes Aegypti. A ação será realizada a partir de três eixos de atuação: mutirão para retirada de criadouros, nebulização em áreas de risco e busca ativa por casos suspeitos. A Vigilância Epidemiológica prevê ainda atividades de prevenção, entre os dias 18 e 28 deste mês, promovidas nas feiras livres diurnas e noturnas do município.
“Essa mobilização coletiva é muito importante para prevenirmos novos casos de doenças transmitidas pelo mosquito da dengue. O objetivo é sempre levar o conhecimento, formando agentes multiplicadores dessas informações nas comunidades, e mostrar à população que dicas simples, porém fundamentais, podem evitar que o mosquito se prolifere”, comentou o prefeito Luiz Dalben.
Mutirão de combate a criadouros
Considerando o aumento de casos positivos de dengue na Região Central, agentes de endemias percorrerão no dia 29, entre 8h e 13h, seis bairros (Jardim João Paulo II, Jardim das Palmeiras, Jardim São João, Jardim Puche, Jardim Santa Madalena e Jardim Consteca). O objetivo é verificar se as residências possuem os chamados criadouros “inservíveis”, como latas, pneus e plásticos, visando interromper a transmissão da doença nessas áreas.
Nebulização
Na região do Maria Antônia, entre 8h e 12h, haverá a aplicação de inseticida por nebulização, o popular “fumacê”, para eliminar os mosquitos adultos presentes na área. A escolha do bairro é com base no Índice de Breteau, que indica o número de criadouros por região do município.
Busca por casos suspeitos
Os agentes de endemias visitarão os bairros Jardim Conceição I e II e Jardim Vitória para testagem rápida de moradores. A região não possui notificações positivas de casos de dengue e a ação visa prevenir a subnotificação de casos.
Orientação nas feiras livres
Os agentes de endemias também estarão, entre os dias 18 e 28 deste mês, nas feiras livres do município (veja programação abaixo), promovendo orientações preventivas, demonstração de larvas vivas, distribuição de informativos e oficinais infantis de atividades relacionadas ao tema.
Entre janeiro e abril deste ano já foram notificados 1.131 casos da doença, desses 235 foram confirmados. O município não registrou nenhuma morte ocasionada pela dengue.
Programação
Combate e Prevenção da Dengue nas Feiras
Terça-feira (18), De 17h a 21h
Feira noturna do Viva Vista – Avenida Niraide Moreira Ribeiro dos Santos, nº 20), Condomínio Viva Vista Brisa.
Quarta-feira (19), de 17h a 21h
Feira Noturna do Macarenko- Praça Ana Macarenko, Avenida Sete de Setembro.
Quinta-feira (20), de 17h a 21h
Feira Noturna do Ipiranga – Avenida Sete de Setembro.
Sexta-feira (21), de 17h a 21h
Feira Noturna Vila Flora – Avenida Ipê Roxo, ao lado do Condomínio
Sábado (22), de 8h a 12h
Feira Diurna do Centro – Avenida Rebouças, em frente à escola Dr. Leandro Franceschini
Domingo (23), de 8h a 12h
Feira Diurna do Maria Antônia – Rua Osvaldo Vacari, em frente ao Posto de Saúde
Terça-feira (25), de 17h a 21h
Feira Noturna de Nova Veneza – Avenida da Amizade (Pista de Skate)
Quarta-feira (26), de 17h a 21h
Feira Noturna do Bom Retiro – Endereço Avenida Jaime Ulhoa Cintra (Balão do Bom Retiro)
Quinta-feira (27), de 17h a 21h
Feira Noturna do Maria Antônia – Praça Central do Maria Antônia
Sexta-feira (28), de 17h a 21h
Feira Noturna do Matão – Avenida Minasa
*Informações – Prefeitura de Sumaré