As equipes da Diretoria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Nova Odessa estão reconstruindo uma antiga rede de águas pluviais (das chuvas) que deságua do final da Rua Francisco Bueno, no Jardim Europa, na área verde situada entre o bairro e o Jardim Planalto. A obra começou na última terça-feira (25/07) e prossegue ao longo dos próximos dias. São duas “linhas”, uma que recebe as águas da própria Francisco Bueno e outra que “desce” da Rua Carmine Piconi (continuação da Rua Heitor Penteado).
No local, existem várias redes de galerias pluviais com tubos de grande diâmetro, que recebem as enxurradas que “descem” dos jardins Europa (incluindo vindo da área do Cemitério Municipal), do Jardim Planalto e também do Residencial Mathilde Berzin. No entanto, sem a devida manutenção, duas dessas linhas de tubos se romperam com o tempo, causando uma grande erosão no local e causando a perda dos tubos antigos.
Desde a semana anterior, já de posse da autorização ambiental para a obra emitida pela Cetesb, as equipes da Prefeitura vinham fazendo a contenção dessa erosão que se formou neste ponto, bem como a recomposição do “berço” nivelado que receberia a nova tubulação – novamente de grande diâmetro, já atendendo à nova “vazão” das águas das chuvas no local. Foram utilizados, apenas nesta etapa, mais de 40 caminhões de pedras até agora.
Nesta semana, começou a instalação dos novos tubos de concreto nas duas linhas, uma de 60 centímetros e outra de 80 centímetros, com o uso de cerca de 20 peças no total. No entanto, durante o trabalho, foi localizada uma antiga rede de esgoto rompida da Coden Ambiental – cujas equipes promoveram rapidamente o conserto, sem atrasar o trabalho de Serviços Urbanos.
“Fomos chamados pelos moradores e identificamos essa grande erosão. Em mais de 10 anos, nenhum gestor havia se atentado para esse problema. Identificamos a causa da erosão, pedimos o licenciamento ambiental à Secretaria de Meio Ambiente e estamos utilizando tubos que já tínhamos em estoque”, explicou o engenheiro civil e diretor de Serviços Urbanos da Prefeitura, Luan Vitorelli.
“Foram mais de 40 caminhões de pedra apenas para regularizar e nivelar os tubos, e ainda vai mais pedra ali. Se tudo correr bem, a obra termina já nos próximos 15 dias, se não chover. No próximo verão, não devemos ter mais problemas de erosão neste local. além do problema estrutural, estamos diminuindo também um problema de saúde ali, porque a erosão atraia capivaras e insetos peçonhentos”, completou o diretor.
*Informações – Prefeitura de Nova Odessa