Os indígenas já habitavam o Brasil antes da chegada dos colonizadores portugueses. Por isso, são chamados povos originários. Eles exerceram uma grande influência na formação da nação e da cultura do país. Portanto, devem ser considerados legítimos cidadãos brasileiros. Para conscientizar o público sobre o respeito aos indígenas, o Museu Municipal de Hortolândia Estação Jacuba inaugura a exposição “Somos Um”, neste sábado (02/09). A Estação Jacuba está localizada na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. A exposição pode ser visitada das 9h às 13h. Durante a semana, a Estação Jacuba funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h.
A exposição apresenta 15 fotos de indígenas que moram na região. As imagens foram feitas pela fotógrafa Mayara Amorim, que é indígena da tribo tupi guarani. Mayara é integrante do Coletivo EtnoCidade, grupo formado por indígenas e não indígenas que atua na defesa dos direitos e da cultura dos povos originários que vivem no contexto urbano.
Mayara explica que a exposição surgiu 2022 com a proposta de desconstruir a barreira entre indígenas e não indígenas. “Muitas vezes, quem não é indígena trata os indígenas como se fossem estrangeiros em seu próprio território. As fotos mostram o cotidiano, os desafios e as conquistas dos indígenas, evidenciando sua diversidade, identidade e resistência. A exposição é para desmistificar a ideia que o índio vive só na aldeia. Fazer com que as pessoas encarem os indígenas de maneira normal. Os índios estão conquistando seu espaço na sociedade, ocupando cargos. O título da exposição se refere ao fato que como povo brasileiro somos todos um”, destaca a fotógrafa.
De acordo com dados do Censo de 2022 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população índigena do Brasil é de cerca de 1,7 milhão de pessoas. Já na região de Campinas, a população indígena é de 3.250 pessoas, sendo que Hortolândia é o segundo município da região com o maior número de indígenas, 265.
*Informações – Prefeitura de Hortolândia