Prefeito Chico anuncia UPA na região do Parque Gramado

Chico, esteve ao lado do presidente da Câmara, Thiago Brochi, e do secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, durante o anúncio.

O prefeito Chico Sardelli anunciou nesta quinta-feira, 14 de setembro, a expansão dos serviços de saúde 24 horas em Americana com a inauguração de uma nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento), localizada agora na região do Parque Gramado. A inauguração está programada para o primeiro semestre de 2024, após a adaptação do espaço físico. A nova UPA ocupará o endereço atualmente ocupado pela UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Dona Rosa.

Chico Sardelli expressou seu entusiasmo com a notícia: “Quando decidimos reabrir a UPA São José, também consideramos a possibilidade de estabelecer outra unidade na região do Parque Gramado. Felizmente, as coisas estão se concretizando, e em breve a comunidade terá à disposição mais esse recurso naquela área, trazendo vantagens para todos.” Ele fez o anúncio ao lado do presidente da Câmara, Thiago Brochi, e do secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Essa iniciativa representa uma expansão dos serviços de atendimento de urgência e emergência em Americana, elevando o número de unidades de saúde com atendimento 24 horas para três, além do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. O Pronto Atendimento do Antônio Zanaga e a UPA São José também operam sob esse modelo.

A nova instalação, apresentada hoje, contará com uma equipe composta por médicos clínicos gerais, pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, assistentes sociais e pessoal administrativo.

A nova UPA atenderá a uma população estimada de 42 mil pessoas nos bairros Parque Gramado, Parque da Liberdade, Mário Covas, Jardim da Balsa 1, Jardim da Balsa 2, Jardim das Orquídeas, Jardim da Paz, além do Jardim Dona Rosa. Após a entrada em funcionamento da nova unidade, a UBS será transferida para um novo endereço na mesma região.

O anúncio contou com a presença dos vereadores Lucas Leoncine, Fernando da Farmácia, Sílvio Dourado, Thiago Martins, Leonora Périco, Leco Soares e Gualter Amado, além dos secretários de Comunicação e Tecnologia da Informação, Leon Botão; de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros; de Cultura e Turismo, Márcia Gonzaga; de Administração, Eduardo Flores; de Negócios Jurídicos, Hugo Troly; e do presidente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Fábio Beretta Rossi.

Devido ao diagnóstico de Covid-19, o vice-prefeito, Odir Demarchi, não esteve presente no evento, mas enviou uma mensagem elogiando o projeto. “Um dos nossos principais objetivos é garantir serviços de saúde de alta qualidade em todas as áreas da cidade. Fico muito satisfeito, pois a comunidade da região do Parque Gramado há muito tempo vinha solicitando um pronto atendimento, e isso agora se tornará realidade”, declarou.

A nova UPA do Parque Gramado será administrada em parceria com uma Organização Social (OS), seguindo o modelo já estabelecido no Hospital Municipal, na UPA São José e no Centro Oncológico de Americana (Unacon). A prefeitura lançará um edital de chamamento público de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde.

Os detalhes financeiros relacionados ao empreendimento, incluindo a adaptação do edifício e a manutenção das atividades, serão divulgados em um edital que está programado para ser disponibilizado na próxima segunda-feira, 18 de setembro. Qualquer organização social qualificada no município poderá participar da concorrência.

O secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, enfatizou que a presença de uma infraestrutura já existente no local facilitará a implementação do modelo de Pronto Atendimento e destacou o anúncio como uma conquista significativa para Americana. “Há um ano, estudamos a viabilidade técnica de abrir a unidade. Com o comprometimento do prefeito Chico Sardelli, incluímos o projeto no orçamento do próximo ano, pois abrir uma unidade é uma coisa, mantê-la é outra. A gestão Chico Sardelli abre e mantém, porque somos uma administração com planejamento”, afirmou.

Rolar para cima