Presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), o prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, comemorou a implantação do 1º Núcleo Regional da Cross (Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde), anunciada oficialmente nesta quarta-feira (3) pela Secretaria de Estado da Saúde. O projeto-piloto, que é inédito no Estado, vai funcionar 24h por dia, 7 dias por semana, dentro da DRS-7 (Departamento Regional de Saúde), com sede em Campinas, nos mesmos moldes da matriz da Cross, localizada na Capital. Segundo a diretora do DRS-7, Mirella Povinelli, o núcleo começará a funcionar no próximo mês.
Inicialmente, 16 profissionais atuarão no serviço. O 1º Núcleo Regional da Cross vai auxiliar os pacientes dos 20 municípios da RMC que necessitarem, por exemplo, de atendimentos de urgência e emergência, oncologia e hemodiálise. Os processos de regulação serão embasados em pactuação e protocolos assistenciais, visando oferecer assistência em serviços de referência mais próximos e adequados para cada caso. “São atribuições da regulação de acesso garantir os serviços de saúde de forma adequada”, explicou Mirella. A previsão é que o Núcleo Regional faça até 6.318 atendimentos por mês, sendo 6 mil solicitações de regulações de urgência e emergência, 250 de oncologia – através da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer – e 68 regulações TRS (Terapia Renal Substitutiva).
Bill fez questão de lembrar que a implantação do 1º Núcleo Regional da Cross foi uma conquista do Conselho de Desenvolvimento da RMC. Ainda em julho, a seu pedido, secretários municipais de Saúde dos 20 municípios se reuniram para discutir problemas conjuntos. Depois, em agosto, houve a primeira reunião com o secretário estadual da Saúde, Marco Antonio Zago, ocasião em que o prefeito de Nova Odessa entregou o pedido para criação da central reguladora na Região Metropolitana de Campinas.
“Trata-se de um avanço imensurável para a Região Metropolitana de Campinas, um marco mesmo. Uma conquista de todos os prefeitos e secretários de Saúde. Fico feliz em estar à frente do Conselho de Desenvolvimento neste momento. Ganhamos uma central reguladora para atender os pacientes da nossa região e não dependeremos mais da central que fica em São Paulo e é responsável pelos agendamentos de todo o Estado. Veja o quanto avançamos nesta questão”, ressaltou Bill. O secretário de Saúde de Nova Odessa, Vanderlei Cocato também acompanhou o anúncio, ao lado do vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, presidente da Comissão de Saúde da Câmara.
A gestão da Cross Regional da RMC será feita em parceria com o Seconci (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo), entidade filantrópica, sem fins lucrativos e parceira do Estado há 19 anos na gestão de serviços de saúde. “Estamos tentando com essa regionalização, resolver um gargalo que existe há muito tempo e garantir acesso à saúde, um direito constitucional. Os gestores têm a obrigação de fazer com que esse sistema funcione, atendendo o anseio da população. A regulação, tenho certeza, é o primeiro passo”, afirmou Zago.
REPERCUSSÃO. Várias autoridades acompanharam o anúncio do 1º Núcleo Regional da Cross, entre elas, o superintendente da Central, Didier Roberto Torres Ribas; a coordenadora regional de Saúde, Márcia Bevilacqua; a diretora-executiva da Agemcamp, Ester Viana; e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci, além de prefeitos de várias cidades da RMC. “Temos que agradecer pelo passo que estamos dando hoje”, disse Fernando Fiori, prefeito de Holambra. “Quero agradecer o comprometimento de todos os envolvidos neste processo”, frisou Thiago Assis. “Morungaba é uma cidade de 13 mil habitantes e agradeço todos os dias quando não temos problemas na saúde, pois os municípios menores sofrem mais”, afirmou o prefeito Marco Antonio de Oliveira.