A Guarda Municipal de Americana vem promovendo, desde o dia 22 de outubro, atividades de capacitação profissional com todos os 316 patrulheiros da corporação. O treinamento tem o objetivo de renovar o porte de arma dos agentes por meio da expedição do “comprovante de capacidade técnica para renovação do porte de arma de fogo”. “Essa capacitação é uma exigência do convênio que a nossa corporação mantém com a Polícia Federal e do Estatuto do Desarmamento. E aproveitamos a oportunidade para rever conceitos, trocar informações e testar a habilidade e o conhecimento do nosso pessoal”, afirmou o comandante da Gama, Marcos Guilherme.
No primeiro semestre, todos os guardas passaram por avaliação psicológica e, de 22 e outubro a 6 de novembro, realizam provas teóricas e práticas. A parte teórica, realizada na seda da Gama, envolve temas como normas de segurança, nomenclatura e funcionamento das peças, legislação brasileira sobre arma de fogo, entre outros.
Os testes práticos são realizados no Clube Americanense de Tiro e avaliam a habilidade de tiro real em estande. A uma distância de sete metros, os patrulheiros precisam atingir 60% da pontuação máxima do alvo. Caso seja reprovado, o agente poderá realizar um novo teste depois de 30 dias.
Os responsáveis pela organização e aplicação dos testes são o coordenador da Central de Ensino da Academia da Guarda Municipal, Hariel Mikolay; o instrutor credenciado junto ao Departamento da Polícia Federal e guarda municipal em Nova Odessa, Luciel Carlos de Oliveira; os instrutores GCM Alexandre, GCM Dorcílio e GCM Teodoro; e os encarregados pela logística, GCM Rossi e GCM Nilton.