Gama Adestra acontece nos dias 22, 23 e 25 de novembro no CCL
A Guarda Municipal de Americana promoverá, nos dias 22, 23 e 25 de novembro, o Programa Gama Adestra, com uma programação focada no trato com cães. Idealizado pelos patrulheiros da Romu Canil, o evento engloba atividades voltadas para um público específico, como agentes de segurança de outras guardas municipais e Polícia Militar e profissionais da Receita Federal, na quinta e na sexta-feira, e uma ação no domingo aberta à população. Todas as atividades ocorrerão nas dependências do Centro de Cultura e Lazer (CCL), na Avenida Brasil.
“Essa será uma excelente oportunidade para que patrulheiros e policiais militares de várias cidades troquem experiências e adquiram novos conhecimentos, que os ajudarão no combate à criminalidade. Além disso, seguindo nossa política de aproximação com a população, teremos uma atividade no domingo com a participação de pessoas interessadas no assunto, principalmente donos de cães”, afirmou o comandante da Gama, Marcos Guilherme.
Nos dias 22 e 23 de novembro, das 8 às 17h30, a perita e bióloga pós-graduada pela Universidade Federal do Paraná, Jackline Skrock, proferirá o seminário “Odorologia Forense”. Com atividades teóricas e práticas, o conteúdo abordará questões como HLA (antígeno, leococitário humano); evidências eliminadas no suor e outros líquidos corporais; transporte do odor humano na roupa, identificação; introdução à odorologia forense; a participação canina na identificação molecular do odor humano; discriminação do odor; fisiologia, comportamento e treinamento do cão; aplicação da odorologia forense nas leis brasileiras; e persistência do odor humano em veículos.
O seminário é destinado a profissionais de segurança pública e agentes da Receita Federal, que utilizam o trabalho com cães na busca de provas, investigação e solução de crimes. A Guarda Municipal convidou agentes de 32 cidades, e a maioria já confirmou presença, como os municípios de Indaiatuba, Sumaré, Jundiaí, Cosmópolis, Piracicaba e Campinas. A odorologia forense se utiliza de cães para a busca não só de produtos ilícitos, como pessoas desaparecidas e até mesmo criminosos em fuga. Cães altamente treinados são usados para descobrir, esclarecer e prevenir atividades criminais. Entre suas atividades e auxílios investigativos, pode-se descrever rastreamento na busca de pessoas e objetos, detecçao de drogas, entre outros delitos. A odorologia forense é usada especialmente em crimes como assassinatos, estupro e roubo.
No domingo, dia 25, a partir das 9 horas, o Gama Adestra receberá donos de cães no CCl para palestras sobre comportamento e saúde animal. Além disso, haverá apresentação dos cães do canil da Guarda Municipal, praça de alimentação e feira de vendas. Para participar dessa atividade é necessário fazer inscrição antecipadamente pelo telefone 3408 8220. Nesse dia, os patrulheiros da Gama darão dicas sobre comportamento animal, e o médico veterinário Alexandre Longhi explanará sobre a saúde dos animais.
Nesse dia, os participantes podem levar os seus cães, desde que apresentem a carteira de vacinação dos animais devidamente atualizada e os levem presos em guias ou correntes e, no caso de cão bravo, com focinheira.