Nesta quarta-feira, 28, cerca de 200 adolescentes, todos alunos de 5º ano, devem participar da formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), em Nova Odessa. O evento será realizado às 19h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Alvina Maria Adamson, uma das atendidas pelo Programa neste semestre. Na oportunidade, também irão se formar os alunos das escolas municipais Alzira Ferreira Delegá, Paulo Azenha, Dante Gazzetta e Augustina Adamson Paiva.
Durante a formatura, os participantes realizarão o tradicional juramento, de se comprometer a ficar longe das drogas e da violência. “Esse programa é de grande importância aos jovens, que vão carregar os ensinamentos para a vida inteira”, destaca a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo. “É uma promessa que fazem perante a sociedade, de que estarão longe das drogas e da violência, grandes males sociais”, acrescenta.
O Proerd foi implantado no Brasil no ano de 1992 e é adotado em todo o país. Durante o projeto em Nova Odessa, o soldado da polícia militar Daniel Monteiro de Carvalho desenvolve um curso de prevenção às drogas e à violência com alunos em seu meio natural, a escola, com auxílio dos professores de cada unidade.