Academia da Guarda Municipal encerra ano letivo e forma mais três patrulheiros

A Guarda Municipal de Americana realizou, nesta quinta-feira (13), no Centro de Cultura e Lazer (CCL), uma cerimônia de encerramento do ano letivo da academia da corporação e a formatura de três novos patrulheiros. O evento contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, que representou o prefeito Omar Najar; o comandante da Gama, Marcos Guilherme; o coordenador da Central de Ensino da Academia da Guarda Municipal de Americana, Hariel Mikolay; o vereador Thiago Martins, representando a Câmara Municipal; o sargento do Tiro de Guerra, Evaldo Zuzarte França; e o capitão da Polícia Militar, Antonio Carlos Rugero Filho.

A Academia da Guarda Municipal de Americana foi instituída pela lei municipal 6.178 como um órgão de formação, treinamento e aperfeiçoamento dos integrantes da autarquia. Em 2018, o Estágio de Qualificação Profissional (EQP), aperfeiçoamento pelo qual os guardas devem passar anualmente para a manutenção do porte de arma de fogo, teve a participação de 316 guardas municipais, com aulas de março a dezembro. Na grade curricular, constaram temas como armamento e tiro, técnicas e procedimentos operacionais, legislação ambiental, legislação sobre trânsito, direito processual penal, direito penal, direito constitucional, noções sobre direitos humanos, defesa pessoal policial, palestras sobre febre maculosa, técnicas de tiro israelense, técnicas de combate israelense, cursos EAD pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, treinamento funcional, teste de aptidão física e capacitação psicológica e técnica para obtenção de porte de arma.

Formatura – Além do encerramento do ano letivo da Academia da Guarda Municipal, ocorreu a formatura de três novos patrulheiros: Cleiton José Mariote Lopes, Everton Victorio Fagnani e Juliana Paula Marques Porcel, que passaram por uma vasta capacitação antes de serem diplomados. No total, eles tiveram 70 disciplinas em 970 horas de curso de formação, planejado com base na Matriz Curricular elaborado pelo Ministério da Justiça;

A partir de janeiro de 2019, os três formandos iniciam o estágio, que deve durar mais quatro meses, revezando entre as equipes noturnas, diurnas e especializadas, como Trânsito, Ambiental e ROMU.

“O ano letivo foi puxado, com grade curricular complexa e com um corpo docente multidisciplinar. Agradeço e parabenizo todos os envolvidos. Os 25 instrutores de diversas áreas, além das funções específicas de guarda municipal, se dedicam em jornada extra para se especializarem”, disse coordenador da Central de Ensino da Academia da Guarda Municipal de Americana , Hariel Mikolay,

“Quero parabenizar a todos. Sabemos da dedicação dos guardas municipais no cuidado da comunidade e do patrimônio e, em nome do prefeito Omar Najar, queria pedir uma salva de palmas para todos os envolvidos nesse trabalho”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani.

O comandante da Gama, Marcos Guilherme, lembrou que Americana é uma cidade com índice de criminalidade reduzido e tem umas das guardas municipais mais avançadas do Brasil, que investe em tecnologia e capacitação. “É um grupo valente, eficaz. E continuaremos investindo em qualificação para que possamos defender a população cada vez com mais eficácia”, concluiu.

Rolar para cima