O prefeito de Americana, Omar Najar, se reuniu na manhã desta sexta-feira (14) com o coordenador de relações governamentais da Rumo, concessionária do transporte ferroviário, Marcelo Rodrigues, para tratar de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre o poder público municipal e a concessionária da ferrovia, à época ALL (América Latina Logística). O acordo tratava da duplicação da ferrovia em trecho do município e prevê que a concessionária realize algumas ações no município, dentre elas a construção de viaduto sobre a linha férrea. Após assumir as operações, a Rumo vem mantendo contato com a prefeitura para que se realize as obras firmadas em acordo.
No encontro, o prefeito cobrou a concessionária para que realizasse a ação, que representaria uma melhoria para o trânsito da região central e recebeu de Rodrigues o compromisso de que a concessionária irá buscar a viabilidade da obra. O encontro foi intermediado pelo secretário de Planejamento, Ângelo Marton, e teve a presença do secretário adjunto e autoridade de trânsito do município, Eraldo Camargo. “A reunião foi positiva, saímos dela com a afirmação de que a Rumo vai trabalhar para viabilizar a obra. Um outro viaduto na região central seria importantíssimo para o trânsito do município, por isso estamos cobrando que se realize a obra o quanto antes. Agora vamos aguardar um posicionamento da empresa sobre esse assunto”, disse o prefeito Omar Najar.
Marton destacou que, dentre os termos do acordo, está previsto ainda a reforma da estação ferroviária. O secretário do Planejamento destacou: “Estou otimista sobre a reunião, e agora vamos acompanhar os andamentos para que tenhamos em breve novidades a respeito das obras”. Na reunião, Rodrigues informou que é de interesse da Rumo buscar uma solução para a questão e estreitar relação com o Executivo, buscando tratar em conjunto questões pertinentes ao entorno da ferrovia.