O prefeito, Omar Najar, anunciou na tarde desta quarta-feira (2/1) o recebimento de R$ 5 milhões, destinados à compra de equipamentos para todos os setores do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”. A verba é oriunda do Governo Federal e foi intermediada pelo deputado federal, Baleia Rossi. O valor já está depositado na conta da prefeitura e a partir de agora dependerá apenas da abertura de licitação para ser utilizado.
A verba é exclusiva para equipamentos, não podendo ser utilizada para serviços terceirizados, reformas, contratação de pessoal ou mesmo aquisição de materiais, por exemplo. O prefeito destacou que se trata de um ganho para a população, visto que há muito tempo o Hospital não era contemplado com a compra de equipamentos em grande escala. “Americana há muitos anos não investia tanto no Hospital em equipamentos. Nós conseguimos fazer a reforma da ala 1, vamos iniciar nas outras alas; já estamos substituindo o piso dos corredores e pintura, enfim, nós vamos deixar um Hospital decente, porque infelizmente esses governos que passaram aqui não investiram nada”, declarou.
A verba já havia sido reivindicada pelo prefeito em fins de 2017, mas somente agora, após a intermediação do deputado, foi possível sua liberação. De acordo com o levantamento feito pelo HM, serão substituídos aproximadamente 1.345 equipamentos, entre camas hospitalares, berços, aparelhos de raio-x, aparelhos de ar condicionado, computadores, arco cirúrgico, eletrocardiógrafo, mesa cirúrgica, armários, equipamentos de lavanderia, de laboratório, entre outros. Esse montante representa aproximadamente 70% dos equipamentos existentes no Hospital.
De acordo com o setor de suprimentos do HM, que irá realizar o memorial descritivo, a licitação será subdividida por categorias de equipamentos, cada uma contemplando produtos afins, de forma a facilitar o trabalho das empresas fornecedoras durante o processo.
O secretário de Saúde, Gleberson Miano, disse estar muito feliz em começar o ano podendo contar com um investimento dessa magnitude. “Eu fico contente demais com essa compra de equipamentos, porque é algo que a gente acompanha a reclamação do paciente, dos profissionais, do nosso setor de manutenção; porque a gente tem equipamento obsoleto, e hoje com um valor de 5 milhões a gente pode substituir praticamente tudo no hospital municipal (…) eu não tenho como explicar a alegria de começar o primeiro dia do ano com uma notícia dessas para a população”, concluiu.