Coleta de lixo terá contêineres em pontos da região central de Nova Odessa

A Coden assume a execução do serviço a partir desta quinta-feira, dia 10 de janeiro

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água e esgoto no município desde 1980, assume a partir desta quinta-feira, dia 10 de janeiro, a coleta, o transporte e a destinação final dos resíduos sólidos (lixo) até o aterro sanitário licenciado. E uma das novidades será a instalação de diversos contêineres espalhados por um perímetro que abrange, inicialmente, vias da área central. Nestes locais a coleta será automatizada, podendo ser ampliada.

Um panfleto informativo foi entregue pela Coden em todas as residências explicando os detalhes da mudança, que tem como ponto inicial a transferência da taxa, atualmente cobrada dentro do carnê do IPTU, para a forma de tarifa embutida nas contas de água a partir do mês de fevereiro. O contrato com a empresa vencedora da licitação, a Pass Ambiental, deverá ser assinado ainda esta semana.

A execução dos trabalhos prevê três caminhões coletores e um de reserva, com capacidade mínima de 12 metros cúbicos (m³) e a frota tendo no máximo cinco anos de uso. A quantidade média prevista de resíduos a ser coletada por ano em Nova Odessa é de 16.500 toneladas. A frequência do serviço deve continua a mesma, entre duas e seis vezes semanais, conforme o bairro e a região.

A coleta mecanizada terá contêineres feitos em metal ou PEAD (Polietileno de Alta Densidade) de no mínimo 1 m³, a serem locados, mantidos e higienizados pela empresa. A disponibilidade será de forma gradual e conforme necessidade detectada pela Coden, em um máximo de 100 itens, a serem instalados primeiro no polígono formado pela Avenida Carlos Botelho e ruas Heitor Penteado, Anchieta e 13 de Maio.

A coleta automatizada será feita direto no contêiner, sem o contato pessoal do operador. “Os contêineres serão instalados nessa área-piloto como uma forma de teste, podendo ser ampliada no futuro”, explica o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro. A data para instalação dos equipamentos e a relação com as ruas específicas vão constar na ordem de serviço, ainda a ser emitida.

Transferência – O serviço da coleta de lixo será todo de responsabilidade da Coden, exceto em bairros de chácaras, cujo trabalho continuará sendo feito pela Prefeitura. Nos bairros onde a coleta será realizada pela Coden, o morador receberá o carnê do IPTU sem a cobrança pela coleta de lixo. E a primeira TMR (Tarifa de Manejo de Resíduos) virá na conta de água com vencimento em fevereiro.

Caberá à empresa contratada a admissão dos funcionários que vão executar o serviço. Os atuais coletores da Prefeitura continuarão realizando o trabalho nos bairros de chácara. A estimativa é que não haverá mudança para quase 90% da população, que gera menos resíduos e paga hoje o valor menor. “Quem vai sentir são os grandes produtores de lixo, que hoje pagam o mesmo que os pequenos”, detalha Ongaro.

A Tarifa de Manejo de Resíduos atende à recomendações do Ministério Público, através do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), e também a Lei 12.305/10, que instituiu a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). O cálculo da cobrança levará em conta o enquadramento das unidades (Residencial, Comercial e Industrial) e as faixas de consumo de água, por metros cúbicos.

Ongaro explica que uma mudança prática na execução da coleta será a orientação para que os coletores, ou mesmo os cidadãos, deixem de juntar sacos em calçadas ou ruas. “Era uma forma que encontravam de facilitar e agilizar a recolha do lixo, mas causa transtorno e sujeira nas ruas, porque veículos passam por cima, a chuva leva ou cachorros rasgam”, cita. “Agora será direto na lixeira ou contêiner”, frisa.

Todo o procedimento tem a ciência da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ) e o modo de cálculo está definido pelo Decreto nº 3.934, publicado em 13 de dezembro no Diário Oficial do Município, que pode ser acessado no site www.novaodessa.sp.gov.br. As eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail coleta@coden.com.br.

Rolar para cima