Trabalho de desassoreamento obedece a acordo firmado com o MP; limpeza da área deve ser concluída em prazo de 60 dias
Segundo informações do secretário de Cultura e Turismo de Americana, Fernando Giuliani, a obra segue dentro do cronograma. “O trabalho vem sendo feito diariamente, exceto aos domingos, e está bem adiantado. Uma ponta da lagoa já foi desassoreada. Agora, a máquina começa a recuar retirando os entulhos e formatando as ilhas”, detalha.
O secretário destaca que as ilhas estão sendo desmanchadas porque aumentarão de tamanho e receberão uma nova estrutura para os primatas. “Vamos oferecer instalações com um pouco mais de sombra aos animais, mas dentro do que é possível fazer porque muitas coisas eles destroem e outras não podem ser colocadas na ilha”, explica o secretário.
O desassoreamento não acontecia há quase 15 anos e a profundidade rasa da lagoa era vista como ameaça para a continuidade da vida aquática e também para a segurança dos macacos. Com a limpeza, ela voltará a ter cerca de três metros de profundidade. Até o trabalho ter início, em alguns pontos esse número não passava de 40 centímetros. O material retirado do local está sendo depositado em uma área licenciada do município para a ação.
Banheiros e praça
O Parque Ecológico receberá dois novos conjuntos de banheiro. O edital com a abertura da licitação foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira. Segundo informações do secretário de Cultura e Turismo, a obra atende reivindicação dos frequentadores do local.
Atualmente, o parque possui apenas um conjunto de sanitários. As novas instalações, adianta Giuliani, ficarão em locais estratégicos. Uma estará ao lado do playground e a outra na praça de alimentação.
No Jardim Botânico, uma praça está sendo construída ao lado do OMA (Observatório Municipal de Americana). Na última quinta à tarde, funcionários municipais concluíam o trabalho de paisagismo na área. O secretário informa que o objetivo é oferecer uma opção a mais de descanso aos frequentadores dos dois espaços.