Embora a lei que proíbe o uso de linha cortante em Americana, exista desde 1998, o patrulhamento da guarda armada do município apenas realiza orientações e recolhimento do material.
As multas serão pesadas, variando entre R$500,00 e R$2.000,00 podendo dobrar em casos de reincidência. A medida já está em vigor desde o último sábado.
MORTES
Dados fornecidos pela fundação Brazilian Kite Club informam que 10 pessoas morrem por ano no Brasil, vítimas de ferimentos provocados pela linha revestida com vidro moído. Um corte na veia jugular pode causar a morte de uma pessoa em poucos minutos.
Segundo dados colhidos pela ABRAM (Associação Brasileira de Motociclistas), no Brasil são mais de 500 acidentes por ano, sendo que 50% causam ferimentos graves, e 25% fatais. A maioria absoluta das vítimas são motociclistas.
RECENTE
Uma mulher de 34 anos morreu após ser atingida no pescoço por uma linha com cerol na manhã de sábado (20) na BR-282 em São José, na Grande Florianópolis.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima estava em uma moto Honda, com placas de Biguaçu, e foi atingida na altura do km 4,6 da rodovia, às 12h20.