As fortes chuvas que atingiram a região de Campinas (SP) entre a noite de domingo (8) e a madrugada desta segunda-feira (9) ocasionaram quedas de árvores e diversos pontos de alagamentos. Em Sumaré (SP), a Defesa Civil informou que uma via está alagada e que bombeiros estão no local auxiliando pessoas que estão ilhadas.
Em Indaiatuba (SP), a Defesa Civil informou que a cidade registrou chuva de 48,7 mm, além de rajadas de ventos na noite de domingo. Também houve pontos de alagamentos durante a chuva mais intensa, mas, após esse período, a água escoou.
Até a manhã desta segunda, foram atendidos, em Indaiatuba, chamados para ocorrência com mais de 25 quedas de árvores em vários locais. Apesar disso, não há registro de feridos, desabrigados e nem via com interdição total.
Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Departamento de Trânsito seguem trabalhando para fazer as remoções das árvores, limpezas e ordenar o trânsito na cidade.
O fornecimento de energia em Indaiatuba foi afetado, mas a CPFL Piratininga informou que a maioria dos clientes já teve o serviço restabelecido.
“A concessionária segue atendendo casos pontuais, causados pelas fortes chuvas e ventos que tornaram a atingir a região na noite deste domingo. Houve mais quedas de árvores pela cidade e muitas delas atingiram os cabos de energia, tornando ainda mais complexo o processo de recomposição da rede após as chuvas”, informou a CPFL.
Valinhos
Em Valinhos (SP), a Defesa Civil informou que trabalhou durante toda a noite de domingo para poder desobstruir as vias que estavam alagadas. Até a manhã desta segunda, nenhuma vítima ou família desabrigada.
Além disso, nenhuma via está interditada e equipes continuam fazendo limpeza onde necessário.
Hortolândia
A Prefeitura de Hortolândia, através da Defesa Civil, alertou que, na noite de domingo, foram registradas as seguintes ocorrências:
- Alagamento nas vias às margens do Parque Chico Mendes (água escoada e via liberada)
- Alagamento nas vias às margens do Lago da Fé (água escoada e via liberada)
- Alagamento nas vias às margens da Lagoa do Jd. São Bento (água escoada e via liberada)
- Alagamento nas vias às margens da Lagoa do Jd. Amanda (água escoada e via liberada)
- Alagamento em trecho da avenida Argolino de Moraes – Vila São Francisco (água escoada e via liberada)
- Alagamento em trecho da Avenida dos Estudantes – Jd. Campos Verdes (água escoada e via em manutenção)
- Queda de árvore – Rua João de Melo Costa – Jardim Sumarezinho (já removida)
De acordo com o Cemaden (Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), foram 77 mm de chuva nas últimas horas, o que indica estado de atenção para os órgãos de prevenção e proteção contra acidentes.
Equipes da Defesa Civil, das Secretarias de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Serviços Urbanos estão em trabalho de recuperação, limpeza, fiscalização e orientação do trânsito para garantir a circulação e segurança dos moradores de Hortolândia.
Sumaré
Em Sumaré (SP), a prefeitura registrou a queda de 71 árvores. A chuva foi de 61 mm em apenas uma hora no domingo. Também foram registradas quedas de 7 muros na cidade.
Também em Sumaré, a Defesa Civil informou que a Rua Crenac, às margens do Ribeirão Quilombo, está alagada e que bombeiros estão no local auxiliando pessoas que estão ilhadas.
Apartamento destelhado em Campinas
Em Campinas, no bairro Jardim Nova Europa, o pergolado de um apartamento voou com os fortes ventos durante a chuva de domingo, e destelhou o imóvel.
Parques fechados em Campinas
A Prefeitura de Campinas informou que vai fechar os 25 parques públicos da cidade por 24 horas após as fortes chuvas deste domingo (82,8 mm).
Todo o efetivo da Secretaria de Serviços Públicos, 1.300 homens, estarão voltados para a limpeza da cidade.