Em reunião com prefeitos de capitais do país, o presidente Michel Temer disse que o governo federal emprestará R$ 10 bilhões aos municípios para investimentos em ações de segurança pública. Esse valor está incluindo no montante de R$ 42 bilhões anunciados na semana passada, após encontro de Temer com os governadores.
As prefeituras terão de apresentar até o dia 21 deste mês os projetos de como aplicarão o dinheiro. A liberação dos valores está sujeita a elaboração destas propostas.
Na reunião, Temer enfatizou que a segurança pública é um tema que deve ser tratado com preocupação pelos municípios e, não apenas por estados e União. O presidente sugeriu aos prefeitos que usem as guardas municipais na realização de patrulhamentos em praças e ambientes públicos.
“Os senhores têm guardas municipais, e eu acho que precisamos dar, se me permitem a sugestão, uma função mais efetiva, mais participativa as guardas municipais. Porque fora as circunstâncias de constitucionalmente elas guardarem os prótons municipais, na medida em que estejam nas praças, nas ruas, diante dos colégios, elas estarão exercendo prevenção muito significativa”.
O emedebista ainda pediu que os prefeitos promovam reuniões com a comunidade e com os setores responsáveis pela segurança do município.
O encontro no Palácio do Planalto contou com a participação dos ministros da Justiça, Torquato Jardim; da Segurança Pública, Raul Jungmann; da Secretaria de Governo, Carlos Marun; do Gabinete de Segurança Institucional, general Sérgio Etchegoyen, do interino do Planejamento, Esteves Colnago, além de prefeitos e representantes de 23 capitais do país.